YKK lança zíper biodegradável

A empresa traz, no próximo mês, o produto que usa uma resina para a decomposição do material

 

 A YKK traz para o Brasil, a partir do próximo mês, um zíper biodegradável. A empresa desenvolveu o produto, batizado de ReEarth, que promete degradação mais rápida que os modelos convecionais, depois de descartado. Como o produto será importado da matriz no Japão, a venda será feita sob encomenda, explica Fabíola Pessanha, da área de marketing da empresa no Brasil.

 

O zíper é recoberto por uma resina biodegradável, que ajuda a acelerar a decomposição do material descartado, por exemplo, em um aterro sanitário. Encoberto pela terra, entra em contato com água e gás carbônico e se decompõe.

A divulgação do produto será feita junto com o lançamento do book para o inverno 2008 da YKK, previsto para a primeira semana de novembro. Ontem, 18, a empresa participou pela segunda vez do Senac Moda Informação, onde deu uma prévia da nova coleção de zíperes.

O book conterá, ainda, novos modelos de botões, plastic parts (fechos e reguladores de plástico rígido) e quicklons (mais conhecidos pela marca Velcro). Com detalhes de estamparia, acabamentos e materiais diferenciados, além de tamanhos variados de dentes, a coleção de zíperes pode ser, ainda, personalizada, de acordo com o pedido do cliente.

foto: reprodução