Verão 2013 da CHT será vintage

Indústria química propõe misturas de produtos e aplicações para criar seis propostas de efeitos para o jeans

Após reunir as pesquisas feitas entre as filiais do mundo todo, a CHT materializou uma nova coleção de produtos voltada para o beneficiamento do denim. Sendo destinada ao verão 2013, ainda não está aberta às vendas, mas os conceitos que priorizam o efeito vintage do jeans começam a ser divulgados, explorando técnicas de aplicação e uso de produtos em linhas.

“O mundo cansou desse índigo comum; desde o raw até o delavê”, afirma o técnico de processos de lavanderia da CHT Brasil, Marcelo Lobo, para justificar a nova abordagem. Em princípio, a empresa vai trabalhar em cima de seis propostas de efeitos: Amber, Authentic Blue Reverse, Authentic Blue, Psycho, Purple New Old e Smoky.



Lobo descreve o efeito Amber como um vintage com “nódoas e manchas que brotam do interior da fibra”. Pode ser obtido diretamente nas máquinas lavadoras, de modo a intensificar a resistência dos efeitos aplicados com spray. “O Amber pode ter vários tons, mas o original é acastanhado para remeter ao efeito de sujeira feita com tipo de óleo”, reforça o técnico.

A proposta do Authentic Blue Reverse é manter as características do índigo autêntico. Para isso, a recomendação é trabalhar a dispersão de cores, sem uniformidade no clareamento, que aparece com maior intensidade no cós e barras.

O Authentic Blue trabalha a combinação de agentes que resultem em alto contraste entre a coloração de azul oxidado da trama e o cru do urdume, proporcionando brilho ao índigo.

O Psycho recorre aos aspectos de desgaste, “como o de uma peça muito usada e pouco lavada e que mesmo assim não perde o brilho e o contraste do azul”, descreve Lobo.



Como o nome indica, o Smoky é o efeito esfumaçado que resulta na contraposição dos desgastes de alto e baixo relevos, enquanto a proposta do Purple New Old é para colorir o denim em diferentes tons (turquesa, roxo), porém, mantendo as características do tecido.



Segundo Lobo, as novas linhas para o verão 2013 vão envolver diversos produtos, sobretudo, aqueles que oferecem flexibilidade nas formas de aplicação. “Pode ser por spray, esponjado, imersão, usado diretamente nas máquinas, no começo, no meio ou no fim. A forma vai variar do efeito exato que se quer atingir”, completa.

*com reportagem de Bruna Brasil

fotos: divulgação