VERÃO 2009: RESUMO DAS DIREÇÕES DO JEANS

A nova série de reportagens do Canal Especial consolidou as principais orientações que o mercado detectou para a estação, reunindo em um só lugar as análises de 23 diferentes fontes de informação

 

 

O verão 2009 caminha para ser um divisor de águas da moda para o jeans. A estação vem recheada de contrastes. Permite o denim raw, escuro e de aspecto intocado, e o vintage, com todos os desgastes, puídos e rasgos característicos do estilo. As calças podem ser skinnies ou imensas. As saias podem ser extremamente curtas ou longas. As formas podem remeter à elegância do corte de alfaiataria ou à irreverência contemporânea lastreada por recortes, assimetrias, amassados e descontruídos.

 

São muitas as direções possíveis. Como trafegar por todas as rotas é inviável, o critério de escolhas passará pelo estilo e identidade da marca. Se não tiver nenhum, é chegada a hora de avaliar o rumo. Como fez para o inverno 2008, a equipe do portal GBLjeans se debruçou sobre 23 diferentes fontes de informação*: eventos de lançamentos, palestras de moda, feiras nacionais e internacionais, estilistas e outros profissionais especializados, que ajudaram a compor o cenário da próxima estação.

 

O mercado já não fala mais em tendências e começa a diferenciar pesquisa de vitrines travestida de pesquisa de moda; também já não considera antecipação de tendências a aplicação das escolhas feitas pelas grandes marcas internacionais em coleções comerciais que apresentam em feiras de negócios. A série de reportagens desta edição do Canal Especial publica os vetores de moda mais citados pelas fontes de informação nos últimos meses, segundo a divisão mais comum adotada pelo mercado: formas; lavagens e efeitos; aviamentos; detalhes e recortes; cores.

 

Como para o inverno, a idéia foi montar um painel do jeans no verão 2009 que a equipe espera seja útil para facilitar a consulta, a comparação, o checklist do que seja interessante avaliar e até do que evitar para fugir do padrão.

* Saiba quais foram as fontes de informação:

 

 

 

Bread & Butter Barcelona

Bureau Santista

Canatiba

Cedro

Célia Maria Santos

Clariant
Eberle
Fematex

Focus

Haco

Helvetia

Horizonte Têxtil

IBB

Mônica Seabra

NewColor

Paraguaçu

Première Vision

Santana

Santanense

Senac Moda Informação

Tecnoblu

Texpal

Vicunha