Surya lança linha de roupas sustentáveis para bebês

Fabricante de cosméticos naturais apresenta a primeira coleção produzida com algodão orgânico e planeja estender a linha para adultos no futuro.

Com tradição de oferecer cosméticos ecológicos e sustentáveis, a Surya está apresentando sua primeira coleção de roupas infantis ‘Organic Baby by Surya Brasil’ com o mesmo conceito. São 17 modelos de algodão nos tamanhos de 0 a 2 anos desenvolvidos pela estilista Isabela Rodrigues de Medeiros Borges sob encomenda da proprietária da marca, Clélia Cecilia Angelon.

Para ser considerada ecológica, a linha de roupas para bebês foi criada com tecido de algodão orgânico, ou seja, plantado sem agrotóxicos ou químicos em fazendas certificadas. A fabricação também seguiu conceitos sustentáveis. As peças foram confeccionadas por mulheres de comunidades em situações vulneráveis de São Paulo, através de uma parceria com a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Ecotece. “Desde a plantação do algodão até o produto final, trabalhamos com empresas brasileiras, valorizando e incentivando a produção local”, afirma Clélia. No futuro, um dos planos da empresária é contar com uma plantação de algodão orgânico própria. “Com essa matéria prima vamos estender a linha de roupas para outras idades com roupas para as mães”, planeja a executiva.

A linha bebê, que também inclui lençóis de berço, tem coloração e tingimento natural sem matéria prima de origem animal, se diferenciando de outras marcas que utilizam couro, lã, seda ou corantes à base de insetos. “Além de sustentáveis, não apresentam químicas durante o processo de beneficiamento e são antialérgicas”, explica Clélia. De acordo com a estilista, Isabela Borges, as estampas também são impressas de forma digital à base de água. As roupas não carregam modelagens e estampas que remetam à vida adulta, adotando temas leves como a natureza, animais e seres fantásticos. Com vistas à exportação, a linha já foi apresentada em uma feira ecológica nos Estados Unidos. “Estamos preparados para vender nos Estados Unidos e União Européia que valorizam esse tipo de produto”, afirma Clélia.

A coleção também foi apresentada na feira de produtos ecológicos Biofach América Latina, realizada em março em São Paulo. “Os preços são mais altos que as peças de algodão comum, mas acessíveis ao bolso do brasileiro”, diz Clélia. A calça com pezinho custa R$ 70, e o vestido regata em algodão com estampa de nuvens e passarinhos, por exemplo, custa R$ 105. A linha é vendida nas lojas próprias da Surya em dois endereços, na capital paulista, e por e-commerce, além de aceitar pedidos de lojistas.

A Surya Brasil, voltada para cosméticos naturais, foi fundada em 1995 e tem fábrica na capital paulista. A linha cosmética é chamada de vegana, pois não tem matéria prima de origem animal nem é fruto de testes com animais, além de não agredir o meio ambiente, afirma Clélia. As lojas também oferecem roupas masculinas e femininas importadas de algodão orgânico.

GALERIA DE FOTOS


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3