Rhodia lança fio anti-coronavírus

Tecnologia foi desenvolvida pelo centro de pesquisa da empresa no Brasil e a produção começou para atender fabricantes têxteis.

A Rhodia anunciou o lançamento do fio de poliamida que incorpora um agente capaz de bloquear a contaminação por diversos vírus, incluindo o novo coronavírus causador da covid-19. A tecnologia foi desenvolvida pelos laboratórios da empresa no Brasil. Segundo a Rhodia infromou ao GBLjeans, a produção do fio Amni Virus-Bac Off teve início na fábrica de Santo André para atender encomendas de “alguns fabricantes de malhas e de tecidos planos”.

A tecnologia desenvolvida está incorporada ao fio, de modo que o efeito antiviral e antibacteriano é permanente, ou seja, não sai com o tempo nem com sucessivas lavagens, garante a empresa. A eficiência do novo fio de poliamida foi comprovada por laboratório independente, ao atender os protocolos têxteis contidos na norma ISO 18184 (Determination of Antiviral Activity of Textile Products). Em comunicado à imprensa, a Rhodia acrescenta que a tecnologia inibe a ação de vírus envelopados, como o que causa a covid-19, e outros (influenza, herpes). Também combate bactérias, com ação comprovada pelas normas têxteis internacionais AATCC100.

A empresa conta que a tecnologia foi desenvolvida “em tempo recorde” nos laboratórios da empresa em Santo André (SP), em conjunto com o Centro de Pesquisa e Inovação de Paulínia (SP). Sugere aplicação do fio em tecidos para roupas casuais, esportivas, uniformes escolares, roupas profissionais, meias, calçados e acessórios, máscaras de uso social, além de vestimentas e enxovais hospitalares.

COMO FUNCIONA A PROTEÇÃO

O comunicado da Rhodia explica que o agente antiviral é incorporado na matriz polimérica do fio. O papel dele é romper o envelope lipídico (gordura) dos vírus envelopados, como é o caso do novo coronavírus. Ao romper essa camada, o material genético do vírus é exposto, ficando inativado, evitando a contaminação), ressalta a empresa.

“Desenvolvemos no Brasil em tempo recorde um produto eficaz no combate à propagação de vírus. É uma proteção adicional que nos ajuda a ter mais tranquilidade em transitar neste momento de reabertura das cidades, ao evitar que a nossa roupa e sapatos sejam um veículo de transmissão de vírus e bactérias, ao mesmo tempo em que bloqueia o transporte destes microorganismos dos lugares públicos para a nossa casa”, declarou no comunicado à imprensa Renato Boaventura, vice-presidente global de poliamida e fibras da Rhodia. Com 100 anos de Brasil, a Rhodia pertence ao Grupo Solvay desde 2011.