Resina dá opção para o consumidor criar marcas no tecido

O pacote de lançamentos da empresa para o Brasil inclui outros produtos para efeito visual e para melhoria de qualidade em lavanderia

A CHT Brasil, empresa química com foco no setor têxtil, começa o ano com algumas novidades para as lavanderias do jeans. Entre os produtos com lançamento previsto no Brasil para fevereiro está um tipo de resina que permite marcar o tecido e depois trazê-lo de volta à textura original, lisa, viabilizando certo nível de personalização da roupa por parte do consumidor.

O produto é aplicado em lavanderia e a confecção decide se quer receber a peça com a textura lisa ou com marcações (amassados ou vincados). Em casa, o consumidor tem a possibilidade de fazer marcações no tecido como quiser; pode amassá-lo ou vincá-lo criando efeitos diferentes. E pode sumir com os efeitos, deixando a superfície lisa, apenas com lavagem caseira ou com a vaporização do ferro de passar de uso doméstico. Marcelo Lobo, técnico de aplicações para lavanderia da CHT, explica que, com o tempo, as marcas de uso vão ficando permanentes, mas, que nos testes realizados a resina manteve a propriedade de marcar e desmarcar durante 20 lavagens caseiras.

Ainda no grupo de produtos voltados para o aspecto visual, ele cita a resina de auto-brilho, assim denominada porque dispensa o uso de prensa para criar o efeito; e o catalisador de resina 3D, que permite trabalhar a temperaturas mais baixas, entre 110° e 120°C, evitando o risco de deformações que podem ocorrer em temperaturas mais altas, explica o técnico.

Lobo conta que a empresa prevê o lançamento este mês de produtos voltados para a melhoria da qualidade e economia dentro da lavanderia. Ele cita um anti-migrante com maior poder de dispersão, de forma a reduzir consumo de água e eletricidade, e um neutralizante que tem como um dos seus princípios o ácido peracético, que torna desnecessário o enxágue após essa etapa e gera resíduo biodegradável, acrescenta o técnico da CHT. Ele informa ainda que a empresa realiza testes com o objetivo de ter a produção local dessa linha.

fotos: divulgação