Paranatex acrescenta linha Washed

São tecidos coloridos de tingimento estonável combinado a acabamentos com estampa e resina, que dependem de processos de lavanderia para a finalização.

A partir deste ano, a Paranatex decidiu por uma nova organização de produtos dentro de sua unidade de moda, lançando a linha Washed, de tecidos com tingimento estonável combinado a outros efeitos, como estampa e resina. A nova linha começa com cinco artigos, todos dependendo de processos de lavanderia para serem finalizados. Dois deles são PT, com estampas que se revelam durante o tingimento, e outros três cujos efeitos se intensificam quando submetidos a processos abrasivos.

“O novo catálogo da Paranatex está separado em três linhas: a Color, com ampla cartela de cores disponível; a Printed, de estampados, que será reforçada em novembro; e a Washed, lançada há cerca de um mês”, conta Monika Debasa, consultora da empresa para a área de moda. A tecelagem também conta com as unidades Decor, de tecidos para decoração; Bonés; Uniformes Profissionais; Fios e Sacaria.

De acordo com Monika, com a nova linha, a Paranatex pretende crescer organicamente dentro de sua base de clientes, ao oferecer produtos em uma faixa de maior valor agregado devido aos processos embutidos na fabricação deles, e ao mesmo tempo, aumentar o portfólio de clientes.

Novos produtos
O Reveal e o Reveal Flex são sarja PT estampada com desenho quase invisível (mantendo leve marcação de memória), que só será revelado após o tingimento, explorando o padrão tom sobre tom. O primeiro é um 100% algodão, mais voltado para o mercado de moda masculina e por isso mesmo explorando padronagens de xadrez e listra. O segundo combina algodão com 2% de elastano, sendo destinado ao mercado feminino, com estampa de peles de bicho – cobra e onça.

Monika explica que o resultado da revelação depende do tipo de corante empregado em lavanderia. Para sobretons, a empresa recomenda utilizar corantes reativos e desbotáveis, já para efeitos de contraste de cor, o melhor é combinar corantes de naturezas diferentes, como ácido e direto. Ao final, a estampa fica mais escura que o fundo.

O Garage é um half panamá em 100% algodão, que se caracteriza pela cobertura escura, quase preta, que esconde o fundo tinto em cores fortes de laranja esmeralda, royal, amarelo ouro e cáqui. A camada externa de espatulagem foi pensada para ser retirada mediante abrasão a seco, inclusive laser, na aplicação de bigodes, efeitos na coxa e outros estonados localizados. A estampa só é revelada depois que a peça é lavada. “Com poucos processos de lavanderia é possível obter o efeito de contraste da cor de fundo com a camada externa. O nome Garage remete à roupa da oficina mecânica, que fica manchada mesmo depois de lavada”, acrescenta a consultora.

O Waxy é outro liso, sendo uma sarja elastizada com 2% de elastano na composição combinado a algodão. Tem acabamento resinado com aparência de couro que vem de fábrica opaco. Depois de lavado, assume o brilho que faz contraste com o opaco que permanece próximo às costuras. O atrito entre as peças dentro da máquina de lavar é que dá lustro à superfície, em processo a seco. Foi lançado em preto, marrom, rubi (vermelho fechado) e royal (tipo azul klein).

Também uma sarja elastizada (98% algodão e 2% elastano), o Shadow tem uma camada resinada bem escura, que esconde a estampa. Em lavanderia, pode retirar toda a camada, deixando as marcações de costura evidenciadas, ou revelar a estampa em pontos específicos por abrasão. São três estampas: cobra recoberta de marrom, cobra recoberta de azul e uma mancha como se fosse um tie-dye supercolorido com cobertura marinho.

Datas de lançamento
Na área de moda, a Paranatex trabalha com o lançamento de uma grande coleção uma vez por ano, geralmente em julho, e um reforço no intervalo que a partir de 2014 será em novembro, aproveitando o movimento em torno da Première Vision São Paulo. O anúncio da coleção principal será antecipado para maio, a partir de 2015, informa Monika.

A mudança no mix de produtos na Paranatex começou há cerca de três anos, quando a empresa investiu em equipamentos de estamparia e lançou em 2012 a linha Printed. A linha Washed faz parte desse processo de renovação, explica a consultora. A Paranatex tem parque fabril em Apucarana, interior do Paraná, com atividade verticalizada, fazendo do fio ao tecido.

As linhas são comercializadas por representantes e por seis lojas, que vendem por atacado e varejo. Tem uma em Apucarana, duas em São Paulo, no bairro do Brás, uma em Maringá, outra em Curitiba e a mais recente, aberta este ano, em Londrina.

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