Correção: Rolemak lança máquina com 20 agulhas para costurar cós largo

O modelo permite fixação de cós de até 13,5 centímetros de uma vez só, garante a empresa

 

*Correção: Máquinas covencionais que pregam bolsos tem, normalmente, 12 agulhas, e não duas agulhas como havia sido informado anteriormente a essa redação. Por isso, a reportagem sobre a nova máquina da Zoje foi republicada. Leia a nova versão:

 

Representante da marca Zoje no Brasil, a Rolemak lança uma máquina que facilita a fixação de cós em peças jeans. Durante a Feimaco, que começou na terça-feira, 10, a empresa expôs modelo de máquina com 20 agulhas, capaz de uma só vez costurar um cós com até 13,5 centímetros de largura em formato anatômico, como o cós das peças femininas. Ainda sem preço definido para o mercado brasileiro, a máquina estará disponível após o fim da Semana Têxtil, que termina amanhã, 13, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. 

 

“A grande vantagem está na rapidez que as 20 agulhas proporcionam. Em uma máquina convencional para produção de cós há, normalmente, apenas 12 agulhas. Isso faz com que seja necessário ter o dobro de trabalho para conseguir fixar um cós mais largo, já que apenas doze agulhas não alcançam de uma só vez essa altura”, explica Manoel Fernando Lamas, da Alltek, representante da Rolemak.

 

A máquina é importada, no entanto, segundo Lamas, foi feita uma adaptação de modo que cabeçotes do tipo VC 008 de diferentes marcas podem receber as mudanças necessárias para funcionar com 20 agulhas nas máquinas Zoje.

 

 

 

Tendo seu sistema de rolo de catraca em formato de cone, a máquina permite que o cós seja feito em curva para peças direcionadas ao público feminino. Dividido em quatro partes independentes, o cone pode ser ajustado para trabalhos mais estreitos, como no caso de peças masculinas, e costurar o produto de forma reta.

 

Além disso, o representante destaca a tesoura pneumática da máquina, que corta o cós quando os trabalhos são finalizados; e o sistema de falha de pontos que, por meio de um sopro de ar, impede que a linha alcance o tecido e deixa pontos de costura soltos no comprimento determinado por quem opera a máquina. 

 

fotos: GBLjeans