Coratex usa nanotecnologia para desbotar

Nova linha do fabricante de produtos químicos substitui outros corantes rongeáveis indicados para processos de estonagem em coloridos.

Durante a Febratex, feira da indústria têxtil programada para 12 a 15 de agosto em Blumenau (SC), a Coratex vai mostrar sua nova linha de corantes rongeáveis indicados para processos de estonagem em tecidos coloridos, como sarja e malha. Segundo Fernando Siebert, diretor da empresa, a Coradene New “é muito diferente”, pois, usa nanotecnologia para a produção de corantes. A nova linha substitui, assim, a Washable que até, então, era empregada para dar efeitos estonados aos coloridos.

Substitui com vantagens de preço e rendimento, assegura Siebert. Ele aponta outros benefícios como permitir alta reprodutibilidade, apresentar boa fixação de tingimento, aceitar combinação entre tonalidades, além dos corantes puros, e “processo de tingimento sem resíduos”. A cartela de cores de lançamento engloba 13 tonalidades de corantes puros, “com a possibilidade de combinação entre corantes”, acrescenta Siebert.

Como a cartela de cores do verão 2015 foi lançada antes, não contemplava a nova linha, por isso, foi criado um book separado. O catálogo do inverno 2015 que deverá chegar ao mercado em cerca de um mês incluirá tonalidades para as quatro linhas comercializadas pela empresa: Corafix BR – Reativos; Corastoned – Estonados; Print – Tingimento a Seco; e Coradene New – Rongeáveis. O lançamento da linha Coradene New faz parte dos investimentos recentes em modernização da empresa, que incluiu a entrada em operação de um novo reator para produção de auxiliares têxteis, que visa “acompanhar o aumento de demanda”, explica Siebert, que espera vender também para o mercado da América do Sul.