Canatiba realiza evento de tendências para o inverno 2010

A empresa têxtil apresentou as principais apostas da estação e uma prévia do verão 2011, com o designer Mário Queiroz e o consultor Fernando Aidar

 

Para apresentar os tecidos indicados para o inverno 2010, a Canatiba realizou esta semana evento destacando os principais artigos e tendências referentes à estação. Durante o Road Show Canatiba, a empresa apontou as diferentes tonalidades e acabamentos previstos para o jeans, dando ênfase à linha Hi Comfort, que mistura a fibra do liocel com o algodão. As palestras apresentadas pelo designer Mário Queiroz e pelo consultor de moda Fernando Aidar abordaram as tendências da estação, o mundo da moda diante da crise e a importância da diferenciação de estilos.

 

 

Outro ponto de destaque foi a parceria da empresa com a Swarovski, mostrando a facilidade de realizar aplicações dos cristais em peças feitas com denim por meio de material termocolante, exemplificado no bolso acima, produzido com o tecido Eureka. Além dos azuis, pretos e cinzas, o inverno 2010 conta com tons de marrom e o denim cru, indicado para tingimento. Os artigos pretos também ganham características amarronzadas, avermelhadas e esverdeadas, enquanto o cinza ganha maior variedade de tons na linha Special Grey.

 

Tecidos sobretintos, resinados, de toque macio e com o acabamento flat finish (que segura a intensidade da cor e deixa superfície do tecido mais limpa) são os indicados para trabalhos mais ousados de lavanderia, já que podem ajudar a evidenciar os efeitos aplicados na beneficiadora.

 

 

 

A moda desfila para fora da crise

 

 

“O design diferenciado é a forma mais competitiva de driblar as crises, pois, quem veste moda quer demonstrar personalidade por meio das roupas e o quanto é criativo. Por isso, os produtos não devem ser mais básicos e, sim, fantásticos, para que o consumidor seja seduzido por eles e o país possa sair mais rapidamente da crise”, comentou Mario Queiroz durante sua palestra.

 

Segundo Queiroz, o inverno 2010 terá os exageros dos anos 1980 e o surrealismo da década de 1920 como principais fontes de inspiração. O cinza continua em alta para combinações com todos os tons de preto, assim como o denim cru com tingimento ou estamparia. O denim aplicado em construções de alfaiataria também se destaca na estação.

 

 

 

As tendências do inverno 2010

 

 

  

Na palestra, o consultor Fernando Aidar dividiu as tendências do inverno 2010 em cinco temas, usando detalhes de efeitos, lavagens, aviamentos e modelagens para passar a essência de cada um.

 

Muito Luxo: influências do rococó e barroco francês e russo se misturam ao estilo militar, incluindo pedrarias grandes, trabalhos de patchwork exagerados e cortes irregulares no denim. Costuras diferenciadas e aviamentos chamativos, como fivelas, placas metalizadas, botões meia bola e rebites piramidais aparecem nas peças. Detalhes de zíperes, matelassê, camafeus, couro, veludo, correntes e pespontos também influenciam o jeans, que aparece com modelagens de volume exagerado. As ombreiras voltam a ser tendência nas jaquetas e o colete é eleito peça da estação. Efeitos laminados e lavagens descarregadas em base azul são destaques, além de trabalhos lixados, resinados, de bigodes 3D e pontos de luz.

 

 

Glam Rock: em alta já há algumas temporadas o estilo chega com força no inverno, seguindo referências do início dos anos 1970 e 1980, além de influências dos estilos musicais dark, punk, hardcore, eletrônico, hip-hop e grunge. O gancho das calças continua baixo, enquanto as modelagens cropped, boyfriend, carrot e sarouel continuam em alta. No outro extremo, os modelos justíssimos marcam presença. A grande aposta fica por conta das jeggings (peças feitas em denim com modelagem de legging). Vestido-secretária e minissaias aparecem com acabamentos em couro e trabalhos de lavagem, enquanto o destaque dos tops fica com as jaquetas e coletes do tipo biker e perfecto (versão da biker curta no comprimento e nas mangas). As cores da estação são variadas, passando por tons de cinza, vermelho, azul, púrpura e roxo, além de estampas xadrezes misturando vermelho e preto. As lavagens bleached, metalizadas e ácidas ganham espaço com os efeitos marmorizados e emborrachados. Os detalhes ganham vida com ilhoses vazados, pedrarias, tachas, sobreposições e aplicações de cristais termocolantes por baixo de efeitos puídos.

 

Mãe Natureza: dando mais importância às lavagens que às modelagens, o tema é influenciado pela natureza e a cartela de cores inclui tons de marrom, verde, azul e cinza. Misturas de cores no denim também se destacam, como marrom e preto, marrom e azul, marrom e cinza ou vermelho e laranja e tons de verde. Os efeitos dão aspecto sujo às peças, além de efeitos manchados, esbranquiçados, metalizados, marmorizados, envelhecidos, lixados, com estrias, pontos de luz e respingos. As calças ganham costuras que formam contrastes e detalhes na parte da coxa ou na altura do joelho das peças. As principais modelagens são os mini vestidos, coletes utilitários, harém pants e calças cargo. As etiquetas aparecem com rebites ou são substituídas por eles.

 

WECS (Womenomics): inspirado pelas mulheres do pós-guerra e pelas atuantes na política atual, o tema resgata ombreiras, saia-lápis, blazer e jaquetas cropped. Os looks para as mulheres são masculinos e muitas vezes projetados com cortes de alfaiataria. O jeans aparece com pregas e modelagem mais ampla como as boyfriend, cropped, flare e superflare. Detalhes de bordados e costuras (quilted and stiched) aparecem nas coxas, quadris, joelhos e bolsos das calças skinny. Para peças masculinas e femininas, a modelagem ferradura está em alta.

 

Deusas e Guerreiras: o contraste e o brilho são as palavras-chave do tema, que propõe patchworks misturados com efeitos metalizados, dourados, escovados e amaciados. As peças com listras espaçadas ou tons de marrom e preto ganham metais, tachas e rebites.

 

 

Verão 2011

 

Os contrastes continuam em alta no verão 2011, associados a efeitos lixados, raspados, amassados e puídos. Os coloridos voltam e tons de amarelo, laranja, azul, púrpura e verde devem estar entre os mais populares da estação.

 

Jaquetas ganham diferentes tons de esbranquiçado, enquanto o azul sobressai com as lavagens delavê combinadas a respingos.

 

 

 

 

 

fotos: divulgação