Basf estréia no segmento de lavanderias

O efeito da combinação de dois produtos químicos da empresa são diferentes tons de cinza no índigo

Com o lançamento da linha Vintage by Basf, marcado para esta segunda-feira, 7, a Basf estréia no mercado de lavanderias de jeans. A oportunidade surgiu meio por acaso, quando técnicos da Vicunha constataram que da combinação de dois produtos tradicionais da indústria química – Albigen A e Rongalit C – resultava uma lavagem do índigo em nuances de cinza. “Testamos na nossa linha Evolution de tingimento diferenciado e o efeito foi de sujo, de envelhecido, enfim, de vintage, como é a tendência atual”, explica Simone Zamlung, coordenadora de marketing da divisão de índigo da Vicunha. A mesma aplicação com resultados assemelhados pode ser realizada na linha básica, denominada Authentic, segundo a executiva.

“A Vicunha nos procurou e nós, que já vendemos produtos químicos a eles há mais de 10 anos, investimos nesta união com o objetivo de aumentar em cerca de 50 % o faturamento de nossas vendas em ambas as químicas usadas”, afirma a gerente de vendas da Basf, Priscila Câmara de Souza, em entrevista exclusiva ao BlueWay, hotsite de notícias do GBLJeans – Guia Brasileiro de Lavanderias -Jeans.

De acordo com Priscila, a fórmula se baseia na descarga intensa de química sobre o denin, sem que o elastano usado na fabricação do tecido seja danificado. Dependendo da quantidade de cada produto e do tempo em que reagem durante a lavagem, o resultado são diferentes tons claros acinzentados no jeans.

A Basf é tradicional fornecedora de produtos químicos para a indústria têxtil. Mas, não vai vender os insumos diretamente para as lavanderias. A comercialização está a cargo do distribuidor Quimanil. Peças beneficiadas com diferentes concentrações dos produtos da Basf serão mostradas para lavanderias e confecções no evento realizado em parceria com a Vicunha.