Varejo cria site com oferta de vagas

A plataforma é uma iniciativa que reúne 29 entidades do setor, entre as quais ABVtex, para ser usada por candidatos e empresas.

Entidades do varejo brasileiro reuniram-se em torno de um projeto que visa facilitar a recolocação de profissionais do setor afetados pela crise da covid-19. Lançaram em 1º de maio, Dia do Trabalho, o site Vagas no Varejo. Candidatos podem cadastrar seus currículos ou procurar emprego, enquanto as empresas anunciam suas vagas. A plataforma online tem duas áreas de operação.

Os profissionais interessados precisam baixar para seus aparelhos celulares o app ‘Vagas no varejo’, encontrado para Android e Apple. Já as empresas preenchem os anúncios de vaga dentro do próprio site na área destinada a recrutadores, mas recebem por e-mail o login e senha de acesso. O processo é todo gratuito para empresas e profissionais.

Depois de criar a conta pelo app, o profissional informa sua área de atuação, experiências anteriores, disponibilidade de horários e onde mora, podendo também inserir o currículo. O sistema mostra as vagas disponíveis na cidade do profissional. As entrevistas e avaliações serão realizadas online, e dependem do interesse das empresas, como em qualquer plataforma de emprego.

As empresas que desejarem usar o serviço deverão assinar um termo no qual se comprometem a não utilizar as informações dos candidatos para outra finalidades, como venda de produtos ou serviços, destaca comunicado do grupo.

AS ENTIDADES QUE PARTICIPAM

O projeto foi idealizado pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas) e Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A ABVtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa as principais redes de varejo de moda nacional, está entre as entidades que aderiram ao projeto.

“Temos unido esforços em prol da redução dos impactos econômicos e sociais sobre a atividade do varejo, só o segmento de vestuário, calçados e artigos têxteis para o lar responde pela geração de 917 mil empregos em todo o País. Neste momento, o foco do varejo de moda está na preservação do emprego e renda”, declarou Edmundo Lima, diretor executivo da ABVtex, em comunicado à imprensa.

Também participam, entre outras, a ABF (Associação Brasileira de Franchising); a Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites), criada no final do ano passado; a GS1 (Associação Brasileira de Automação); a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).