IBModa lança plataforma colaborativa

Ambiente virtual conecta assinantes que terão disponível conteúdo educacional, consultoria, co-criação e troca de ideias de empreendedorismo

As novas tecnologias têm facilitado o intercâmbio de conhecimento e o trabalho em rede. Para conectar pessoas o Instituto Brasileiro de Moda (IBModa) está lançando a plataforma FashionHub voltada para estudantes, empresários, estilistas, professores e profissionais da área.

O desenvolvimento da plataforma é fruto da experiência do IBModa, de São Paulo, que atua desde 2005 na área de consultoria e de ensino presencial e a distância. “O FashionHub tem como proposta ser um sistema colaborativo para intercâmbio de conhecimentos, projetos e troca de ideias, além de oferecer palestras e cursos”, explica André Robic, diretor executivo do IBModa.

A ideia é formar uma rede de conhecimento e empreendedorismo, com uma série de iniciativas para os assinantes, como seminários e minicursos. “As pessoas vão receber um material prévio para poder interagir com o professor e entrar em fóruns de discussão, trabalhando em novas formas de ensino-aprendizagem, de maneira menos formal e bem mais dinâmica do que em cursos presenciais e online”, afirma Robic. Tanto especialistas quanto os assinantes podem propor cursos e serão remunerados conforme o número de inscrições. “A ideia não é ter conteúdo gratuito, mas valorizar o profissional de moda”, diz Robic.

O projeto pretende acompanhar o mercado de moda que está sempre se transformando. O fato de ser unir uma comunidade, estimula o aprendizado em rede, sem hierarquia e com a participação de todos, a partir das dúvidas e da co-criação, aponta Robic. Além da aprendizagem, uma outra camada do FashionHub será a interação entre as pessoas para incentivar o empreendedorismo. Um participante pode apresentar um produto ou um projeto e receber sugestões de diversos especialistas, discutindo novas ideias.

ACESSO POR ASSINATURA

A plataforma oferece um clube de descontos e vai unir também comunidades culturais para sugestões de músicas e filmes. “É uma excelente oportunidade para fazer um networking, criar oportunidade de trabalho e de negócios em conjunto”, diz Robic. O assinante também tem acesso à biblioteca virtual do IBModa, especializada na área.

A rede de especialistas do FashionHub ainda está sendo formada. Entre os profissionais que aderiram ao projeto estão Alfredo Orobio, fundador da plataforma Awaytomars (plataforma de criação de moda colaborativa); a antropóloga Carolina Delgado, idealizadora do Puxadinho Lab; Fábio Mariano Borges, pesquisador e sociólogo especialista na cultura do consumo, e Fernanda Simon, coordenadora do movimento Fashion Revolution Brasil e consultora de moda sustentável.

A plataforma foi desenvolvida em Muddle, software especializado em ensino a distância, e com o sistema de comunicação Zoom que permite reunir pessoas em várias “salas” virtuais com boa qualidade de som e vídeo. “Nossa meta é reunir 100 assinantes nos primeiros três meses e a partir do feedback refinar ainda mais o projeto”, explica Robic.

As assinaturas são comercializadas por pacotes com custo médio de R$ 100 por pessoa por mês, customizado para empresas que poderão assinar para 20 funcionários e indicar outros interessados, com descontos progressivos.