Verão 2020: tendências do jeans para a estação

Confira as influências pesquisadas pelos fabricantes de denim e sarja, e conheça as peças queridinhas deles

Dar cara nova a shapes clássicos. Esse é um dos caminhos criativos que deverá influenciar a moda do jeans no verão 2020, de acordo com os fabricantes brasileiros de denim e sarja. A provocação a enfrentar é conseguir dar frescor a esse revival nas coleções, escapando da cara de brechó, mesmo que chique. O GBLjeans consolidou as principais tendências apontadas por Vicunha, Santista, Capricórnio, Canatiba e Cedro, em termos de formas e detalhes a considerar na construção dos modelos da temporada SS20.

Uma das principais rotas passa pelo retorno ao “autêntico jeanswear”, mas, agora, politicamente correto, produzido com tecidos que consumam menos água, menos energia elétrica e menos produtos químicos em seus processos de fabricação. Outros caminhos criativos continuam a apontar para o streetwear encontrado entre as décadas de 1990 e 2000; para os esportes urbanos, como a estética associada aos skatistas da década de 1950 reunidos na costa leste americana; e para o figurino dos naturebas high-tech, que fazem trilha ou montanhismo.

O denim empregado em cortes de alfaiataria continua como fronteira a ser explorada. Assim como, modelos unissex, híbridos e atemporais.

SPOTLIGHT EM LAVANDERIA

.: Lavagens claras, estonadas, com efeito sal-e-pimenta voltam ao ciclo de moda, entre outras que foram sucesso há 20 anos
.: Bloco de cores divididos por tonalidades de lavagem, especialmente para camisas masculinas
.: Estampas feitas a laser, como camuflados, reprodução de textos e outros sinais gráficos
.: Aplicações localizadas de termocolante como opção a estampas

SPOTLIGHT EM FORMAS

.: Saia longa, tenta emplacar há três coleções e permanece como tendência, como destacou Bia Aidar, em palestra de moda no evento Denim Experience, da Canatiba, que mostrou as novidades para a temporada. Saia midi pode ser opção intermediária.

.: Total jeans em forma de conjuntinho. Pode ser de camisa com calça ou bermuda. Para homens e mulheres.

.: Calças femininas. Embora as skinnies permaneçam inabaláveis, a moda pode encontrar espaço para cortes secos mas não tão justos; para pantalonas; para wide legs; baggy; tipo paraquedas.

.: Calças masculinas. Cortes secos. Stacked pants, aquelas de pernas mais compridas que o normal para ficarem fofas na barra, tanto em modelos volumosos como na skinny.

.: Coletes femininos. Mais largos do que longos.

.: Vestidos. Podem ser longos; largos ou justos e sexy. O novo romântico inclui decotes vitorianos, babados e mangas bufantes.

.: Jaquetas continuam. Embora já comum entre as mulheres, o desafio é atrair os homens brasileiros. Usar denim moletom nos modelos masculinos é uma boa opção. Denim e sarja com elastano na composição dá conforto a quem veste e deixa os movimentos livres. Nas jaquetas masculinas não podem faltar bolsos, sobretudo, bolsos internos funcionais, que podem atrair o interesse dos consumidores. Para as mulheres, as maxi jaquetas ou cropped.

.: Macacões. Continuam no radar. Assim como os vestidos dá para brincar com as formas. Podem ser justos com decote nadador nas costas ou estampados. Podem ser largos como os de fazendeiros. Podem ter inspiração nos macacões de trabalho, com mangas, curtas ou longas. Podem ser jardineiras.

.: Shorts. Curtos e sexy. Barras assimétricas ou destroyed.

.: Bermuda feminina. Ciclista. Ou soltinha. Pelos joelhos ou um pouco mais curta.

SPOTLIGHT EM DETALHES

.: Costuras devem ser bem marcadas, chamativas, usando linhas em cores contrastantes.

.: Muitos bolsos. Utilitários e funcionais, até mesmo para as mulheres. Não só cargo para modelagem cargo. Valem para parkas, coletes, jaquetas, vestidos, calças e bermudas.

.: Calças super decoradas. Laterais trabalhadas também continuam.

.: Xadrez. Não só na peça inteira. Pode servir de detalhe para uma peça feita em denim.

.: Animal print. Detalhes em plásticos ou náilon. Zíperes funcionais ou decorativos. Tiras de amarração. Pontos de brilho.Logomania.

GALERIA DE FOTOS

Na sequência, confira peças apontadas pelas têxteis como exemplos de tendências a observar, selecionadas das passarelas das grandes semanas de moda internacionais, e de seus editoriais.
Conheça ainda na galeria de fotos as peças preferidas expostas nos eventos das têxteis e que melhor retratam a estação indicadas por Lorena Botti, da Vicunha; Sueli Pereira, da Santista; Eduardo Paixão, da Cedro; e Donata Coradi, da Capricórnio.

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider