Texpal aponta direções de moda para o inverno 2009

A indústria química apresentou conceitos e apostas de beneficiamento e modelagem para o denim, além de estamparia

A Texpal, indústria química localizada em Valinhos (SP), apresentou hoje, 5, as novas direções de moda para o inverno 2009. Originalmente direcionado para as tendências em estamparia, o evento a partir desta edição ganhou uma sessão específica para o denim, envolvendo conceitos, modelagens, lavagens e efeitos. A primeira parte continuou a cargo da estilista Solange Wassano, enquanto as direções do denim foram abordadas por Maurício Lobo.

Segundo Lobo, aplicação de ozônio e marcação a laser são beneficiamentos que ganham destaque no inverno 2009. O branco fica bem evidente para dar contraste com o fundo. Efeitos de bigode 3D, prensado, rasgados, vincos, desgastes, puídos, aplicação de estampa a laser, five pockets e assimilaridade dos bolsos são as principais direções apontadas pela empresa, que destaca o conceito vintage do denim.

Em relação a modelagem, skinnies, retas, saruel, pantalonas e peças com volume ganham destaque para a linha feminina. Já para o masculino, modelagens skinnies e retas continuarão evidentes. “É muito mais difícil fazer um efeito de desgastado, puído, rasgado em uma peça feminina. Deve-se tomar mais cuidados e fazer desgastes localizados harmônicos. O homem aceita mais a brutalidade de efeitos e lavagens do que as mulheres”, afirma Lobo.

Na apresentação, o estilista ressaltou a importância de escolher efeitos e lavagens de acordo com público para o qual a marca está direcionada. “O jeans deve ser pensado primeiramente como produto de consumo. Para criar uma coleção, é necessário identificar o que o consumidor deseja, focando quem você quer atingir, como oferecer o seu produto e de que forma pode ser usado”, explica.

 

Dentro das direções de comportamento de uso, o estilista aponta três grandes vertentes de mercado: Rockers, Fashionistas e Street Wave. “O Street Wave representa a grande massa social, no Brasil esse estilo é o mais comum, eles são seguidores e buscam referências em novelas, celebridades e revistas”, analisa Lobo. Os Fashionistas são retratados como lançadores de moda, enquanto os Rockers estão associados ao universo do rock e a diversidade que inclui metaleiros, punks, emos.


Moda dual

 Ao preferir falar em inspiração no lugar de tendências, Solange transitou pelo conceito da dualidade, a começar pelo tema central da edição de inverno no Identidade Texpal: Força e Equilíbrio, desdobrado em seis direções.

A Neo Country trata da interação entre o country e o urbano; a Metamorfose foca a similaridade entre os sexos feminino e masculino; a Fusão, que resulta na união do bruto com o delicado; a TechnoTrad mixa tradição e tecnologia; a Auto Mania mostra o culto da imagem e a mistura de culturas; e a Excelência evidencia a importância de valorizar o tempo presente a partir do resgate da elegância associada ao passado.

O evento Identidade Texpal será apresentado em mais duas cidades: Blumenau (SC) e Fotaleza (CE).

fotos: GBLjeans