O giro da Vogue francesa pelo denim chic

As diferenças dos jeans

A revista Vogue France publicou a reportagem Denim Chic, abordando o mercado em três momentos. Na entrevista com a responsável pelo site Denimology mostra uma volta ao mundo com os melhores jeans vindos de Estocolmo, Sydney, Los Angeles, Nova York, Tóquio e Europa. Nesta página fala sobre os cinco pockets e as diferenças entre eles. Desde um modelo encontrado na H&M até a Chloé, com as respectivas diferenças de preços. Também aborda a volta da cintura alta, adotada por celebridades femininas do mundo. Entre as que incluíram o modelo no guarda-roupa estão Kate Moss, Lindsay Lohan e Sienna Miller.

Em seguida, a reportagem mostra os designers para os quais o produto denim se tornou parte importante em todas as coleções. Por fim, o “Eco Denim”. Sobre esse tema, a revista lembra que depois do atentando de 11 de setembro, em Nova York quando as torres gêmeas do WorldTrade Center vieram abaixo, o mundo vem dando uma mensagem de paz e surgiu a comunidade eco-friendly.

Muitos designers e algumas marcas estão investindo nessa vertente. Em 2004, surgiu a Loonstate criada por Gregory Rogan e Hahn Scott. Todos os produtos são feitos em algodão orgânico, ou seja, tratado sem uso de pesticidas. Em 2005, o líder do U2, Bono Vox, e sua mulher Ali Hewson lançaram a marca Edun em parceria com o próprio Rogan. Depois disso, uma marca histórica como a Levi´s lançou a linha batizada de Levi´s Eco com dois modelos – o 506, masculino, e o 570, feminino. Por fim, Rica Lewis assinou um acordo com Max Havelaar para fabricar um denim ético a preço recorde.


Bom sinal dos tempos.


*Sarita Dal Pozzo é fashion designer