Menos preto é tendência para o inverno 2012

As referências para a temporada no jeans foram abordadas pelos consultores Maurício Lobo e Bia Aidar

Durante a 38ª edição do Senac Moda Informação, realizada na última quinta-feira, 29, no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista, as tendências para a temporada de inverno 2012 foram apresentadas em palestras orientadas a diferentes segmentos da moda. Para o jeans, Maurício Lobo, falando sobre a moda masculina, e Bia Aidar, representando o segmento de jeanswear, apresentaram o resultado das pesquisas internacionais para a temporada.



Concentrando as direções para o segmento feminino, a consultora Bia Aidar ressaltou as tendências internacionais usando o conceito de androginia, referindo-se à mistura de guarda-roupas. Antecipando o que virá para a moda masculina, o gerente de produtos Maurício Lobo chama a atenção para a redução no uso do preto no inverno, reforçando o azul-noite, o cinza e o marrom como cores em alta.

Pela segunda vez no Palácio das Convenções do Anhembi, o evento contou com 1500 visitantes e 19 expositores divulgando os lançamentos para o inverno 2012.

Formas


#Feminino: mais camisas em denim e a forte influência que a skinny manterá. Coleções deverão abrir espaço para modelagens flare, boca-de-sino e, novamente, da justíssima jegging.

#Masculino: As camisas jeans também foram citadas, ressaltadas com ombreiras. Nas calças, a tendências indica o fortalecimento da modelagem curve, com pernas ajustadas e gancho carrot.

Efeitos

#Muitas marcas usaram o efeito tecno-vintage, para reproduzir a ideia de movimento na marcação do jeans.
#O uso de blocos de cores em jeans é tendência assim como o franzido, as estrias horizontais e os bigodes feitos com lixa.

#Efeitos de lavanderia para o jeans e malhas, com a utilização de pigmentos orgânicos e da técnica de mergulho que resulta em tingimento irregular.

Peças femininas

#Saia lápis (tube) e a saia midi com detalhes em matelassê.
#Os vestidos aparecem com recortes redondos e de modelagem semelhante à de um casaco.
#Cropedds, coletes e jaquetas com golas removíveis, com forros estampados em animal print, poás e florais, e com cortes assimétricos.

Detalhes

#Diversas misturas de tecidos continuam. A consultora de moda ressaltou o mix de malha e jeans e o cós feito em couro, já Lobo ressalta a calça jeans com base de moletom.
#Barras desfiadas nos shorts, puídos nos bolsos e efeitos no bolso de relógio.

#Detalhes feitos com zíperes, tachas, nervuras e lapelas aparecem com intensidade.
#O espartilho usado no fechamento da calça, lançado pela Diesel, na temporada de verão, foi mantido para o inverno.

#Outro item de destaque foi o suspensório removível para ser usado juntamente com calças mais curtas ou de barras dobradas que no vestiário masculino aparecem para serem usadas com botinhas.

Aviamentos

#Botões cobres e híbridos, sendo usados com um tom diferente em apenas um dos componentes da peça.
#Etiquetas bordadas e de couro envelhecido, prensadas no jeans.

Peças principais

#Para Bia Aidar, a peça da temporada é a jaqueta denim com zíper cruzando a pela pelo meio no sentido horizontal, permitindo retirar a parte debaixo, transformando a jaqueta em cropped.
#As calças com barras dobradas, agora, fixas, também se destacaram entre os itens usados como exemplo.



#Calças com boca de raios entre 24 e 25 cm.
#Jaqueta jeans com estilo workwear e alfaiataria.
#Uso de detalhes em matelassê para jaquetas, saias e no cós das calças.

fotos: GBLjeans