Jeans atravessa a passarela da SPFW

Pelo menos 13 marcas colocaram modelos ou denim e sarja nos desfiles, com destaque para a moda praia da capixaba Borana.

Durante a edição da SPFW, que terminou na semana passada, pelo menos 13 marcas usaram denim ou sarja nos desfiles. Apoiada pelo Sebrae no projeto Top5, a Borana atraiu atenção com o trabalho artesanal, que deu textura aos modelos. Da Vicunha, a estilista da marca Patiara Aguiar usou o denim que deu forma a maiôs, biquínis, jaquetas, quimonos, hot pants, tops e saia. Com nove anos de mercado, a Borana tem três lojas no Espírito Santo, além de vender por e-commerce. De acordo com dados do Sebrae, em 2018, a empresa vendeu 81 mil peças, entre roupas, biquínis e acessórios.

Ainda conforme o Sebrae, a Borana está construindo fábrica própria que deverá estar pronta em 2019, com investimento estimado em R$ 2 milhões. Um dos planos para o ano é abrir mais uma loja de varejo só que, desta vez, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro.

Ao estrear na SPFW, a Another Place usou jeans fornecido pela Cedro, que cedeu sarjas em 100% algodão, e pela Vicunha. Criada em 2015 pela dupla de pernambucanos Rafael Nascimento (diretor criativo) e Caio Fortes (diretor financeiro), a marca já desfilou na New York Fashion Week e na Casa de Criadores. A proposta da nova coleção é mesclar alfaiataria com elementos das roupas esportivas para serem usadas por homens e mulheres, sem foco em gênero.

A Cotton Project lançou a coleção Contra, em referência ao movimento de contracultura encontrado entre as décadas 1950 e 1960. Dessa época, pinçou como referência o início da escalada de montanhas como prática esportiva. Por isso, o corte das calças com jeans da Vicunha remete ao uniforme do exército americano. Segundo a marca, a funcionalidade dessas peças viraram opções para os pioneiros das escaladas.

Para construir a coleção Zangada, o estilista Célio Dias da Led convidou a ilustradora e tatuadora Thereza Nardelli para criar os grafismos e ilustrações usados em estampas. Da Vicunha, a marca usou sarjas em cores fortes. A Led participou da SPFW integrando o Projeto Estufa.

A Vicunha ainda forneceu tecido para as coleções desfiladas por Gloria Coelho, Cavalera, Piet, Cacete Company, Neriage e Ocksa. Dentro do Projeto Estufa, foi fornecedora de ÃO, Korshi e Lucas Leão.

GALERIA DE FOTOS

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider