Inverno 2016/17: Denim Première Vision.

Evento divulga Trends Watch da estação com base nos produtos expostos na feira realizada nos dias 27 e 28 de maio em Barcelona, na Espanha.

Com base nas coleções lançadas durante a feira realizada no final de maio, em Barcelona, na Espanha, a Denim Première Vision divulgou um relatório de Trends Watch para o outono/inverno 2016-17 do hemisfério norte. Para os tecidos, a equipe de moda do evento destacou as construções do tipo tweed, com fios grossos e rústicos visíveis na superfície, continuando o que já havia aparecido na edição passada, de verão; o ring marcado; e a combinação de fios de algodão com fibras sintéticas. Também apontou como tendência os artigos denominados de alta perfomance: com revestimento à prova de água e de vento; propriedades termorreguladoras; tratamento anti ação dos raios UV; alta resistência; e super stretch com grande poder de recuperação da forma original.

Na parte de sobretingimento, o relatório aponta o uso de verde sobre azul e o cinza, por cobertura ou desgaste do preto, além de tons esfumaçados. Entre os processos de lavanderia, a direção de moda segue efeitos conhecidos, e atualizados, como snow wash, pó de lua, jogo de luz e sombra, aplicação de pátina iridescente (que reflete as cores do arco-íris).

Único fabricante de denim brasileiro que expôs na feira, a Vicunha conta que os compradores europeus se interessaram bastante por tecidos “de toque ultra macio, artigos leves para camisaria e original jeans”. Segundo a empresa, passaram pelo estande representantes de Benetton, Diesel, Marks & Spencer, Calvin Klein, C&A. Do Brasil, registra a Damyller.

Tendências em aviamentos
O relatório assinala alguns destaques para aviamentos, especialmente botões e etiquetas. Os primeiros pedem banhos de metal com marcas e efeitos de oxidação, de limo, de ferrugem; banhos acobreados puxando para o marrom; banhos com mistura de metais; banhos de preto fosco ou cor de lata fosco, com acabamento estonado nas bordas ou no centro, de dentro para fora; botões de madeira; e de forma multifacetada. Podem ser resinados, como metal laqueado, ou recobertos por silicone. Pequenos spikes em forma de estrela e rebites escurecidos despontam na estação.

As etiquetas trabalham camada feita de holograma; couro no tom verde claro; gravações delicadas; efeito de folhas secas e quebradas; papelão tinto em tom esfumaçado; aplicação de cristais brilhantes, brilho de espelho, coating de glitter, cores iridescentes ou brilhantes; efeitos de relevo no couro; couro encerado; base de borracha; explorando tons de petróleo.

Balanço da edição
Nos dois dias, a feira recebeu 4.131 visitantes, a maioria de países europeus, especialmente da Espanha. Segundo a organização, 138 compradores dos Estados Unidos compareceram ao evento. Entre os representantes de marcas e redes de departamento, o balanço cita Abercrombie & Fitch, Acne Studios, Banana Republic, Bershka, Burberry, Celio, Citizens of Humanity, Desigual, Diesel, El Corte Ingles, Escada, Esprit, French Connection UK, Gant, GAP, G-Star, Gucci, Guess, H&M, Hugo Boss, Jules, Levi’s, Le Temps des Cerises, Mango, Marc by Marc Jacobs, Massimo Dutti, Miss Selfridge’s, Monoprix, Pepe Jeans, Primark, Pull & Bear, Replay, River Island, Scotch & Soda, Tommy Hilfiger, TopShop, Uniqlo, VF Corporation, Wrangler, Zara, entre outros.

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