Fabricantes lançam verão 2013 ainda colorido

Para além da complexa questão do jeans verde, a Denim by Première Vision mostrou tecidos com fios tintos em tons suaves, muito poliéster, fios PET e elastano na composição

Assim como na edição passada da Bread & Butter, a discussão em torno do jeans verde fez barulho na edição da Denym by Premiére Vision voltada ao verão 2013, mas não avançou muito desde julho. À parte essa complexa questão, os fabricantes mostraram denim colorido, com fios tintos em tons suaves, como morango, damasco e chá verde. Embora menos ácidas, as cores permanecem no verão como que para espantar os fantasmas que assombram o consumo na Europa e nos Estados Unidos, avaliam os especialistas.



Na linha do discurso sustentável, vários fabricantes destacaram o uso de poliéster e fios PET na composição como alternativa ecológica ao algodão. Só esqueceram-se de mencionar que o poliéster é um derivado de petróleo, mais poluente que o algodão cultivado pelas técnicas tradicionais.



Tecidos superstretchs continuam a crescer nas linhas dos fabricantes internacionais, porque os fits justos ganharam bastante espaço nas coleções femininas do mercado internacional. Como no Brasil, por lá, o chamado regular fit para mulheres, dizem, é modelagem praticamente extinta. Substituída por skinny e jegging.



Acabamentos metálicos e acarbonados estão entre os lançamentos exibidos no evento realizado em Paris, na França, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Registro para o tecido Glowing Whispers, que a Bossa desenvolveu para a coleção que comemora 60 anos da fundação da empresa. Segundo a descrição, o tecido reproduziria o brilho próprio dos hologramas quando exposto à luz.



Do Brasil, participaram a Santanense, que estreou no evento, a Tavex e a Vicunha. A Tavex lançou a coleção Denim Couture, promovendo sessões em que o denim da empresa foi trabalhado a partir de técnicas de moulage.



A Vicunha mostrou a coleção com 69 referências, divididas em oito linhas. Segundo a organização do evento, a edição de verão recebeu 2,55 mil visitantes durante os dois dias, público que representou aumento de 22% em relação à edição de dezembro de 2010.

fotos: divulgação