Duas idéias simples para a loja

Como mostrar novos cortes de jeans e revelar tecnologias.

Cada vez mais a forma como se expõe o produto no ponto de venda tem feito a diferença para facilitar a decisão de compra pelo consumidor. Com tantos atributos pouco óbvios que o jeans atual embute, conduzir a atenção tem sido um desafio para os lojistas. Na maioria das vezes, as idéias mais simples são também as mais funcionais.

DESCRIÇÃO DE FORMAS
Embora ainda tenha muitas marcas de jeans fazendo apenas calças em cortes reto e skinny, a pluralidade de formas tem aumentado e o consumidor precisa saber as diferenças. No lugar de tags, de papelão, fixados a cada calça, descrevendo o modelo ou imprimindo o Denim Fit Guide, essa loja de Amsterdan resolveu o assunto separando um pedaço de parede, pintado de preto como uma lousa ou num cartaz, nomeou os modelos (um de cada cor) e a descrição do que muda em termos de cintura, formato de pernas e abertura de barra.

O recurso tanto vale para o lado masculino, quanto para o feminino. O importante é ter o quadro e se assegurar de manter em estoque pelo menos um exemplar de cada modelo.

MOSTRANDO O INVISÍVEL
Vamos combinar que o consumidor não dá a mínima para entender a tecnologia por trás das coisas. Para ele, pouco importa o tipo de construção têxtil que deu origem ao denim malha ou denim moletom, que já passou pela moda em meados da década de 1990, e retornou melhorado. O consumidor tem noção de que a combinação pode oferecer roupas mais confortáveis. Mas, poucos vão sair procurando. Cabe à loja dizer que tem.

Foi o que fez essa outra loja de Amsterdam, capturada pelo consultor de estilo e moda Maurício Lobo, ao colocar a placa de acrílico branco impressa com o nome da coleção, abaixo do manequim montado. Cresce a chance de o consumidor olhar, se interessar, perguntar, experimentar e comprar.