Diretrizes para o verão 2009

Fernando Aidar, consultor de moda, dá uma prévia

 


No verão de 2009, as referências orientais voltam a marcar o jeans femininos. Nas lavagens, as cores fortes e em tons cítricos tomam conta das coleções. Coloridos descarregados e efeitos ´sujos´, laminados e com spray também aparecem em grande parte dos modelos, adiantou o consultor de moda, Fernando Aidar, em palestra durante a 30ª edição do Senac Moda Informação, evento realizado hoje, 18, na capital paulista, para apresentar as tendências do inverno 2008.

Os efeitos metalizados continuam; os efeitos efeitos queimados com costuras sobrepostas marcam presença; enquanto os marmorizados são usados como detalhes para diferenciar as barras das calças. A resina, grande destaque entre as tendências do inverno 2008, continua no verão seguinte, para fixar amassados localizados e em coberturas de lavagens délavé. Os superpuídos retornam com mais intensidade que no inverno, aplicados em pontos específicos das calças ou sobre toda a peça.

Os bolsos ganham textura, com detalhes em matelassê, costuras em ponto cruz ou em ziguezague, trabalhos em origami, termocolantes em degradê. Assimétricos, os bolsos também ganham tiras de couro. As etiquetas, que ganham versões em silicone colorido, ganham rebites achatados e quadrados, além de diversos cristais. Os acabamentos dão preferência a rebites em formato de parafuso, enfeites oxidados e muitos detalhes em couro.

Na vista da calça a costura muda, fica em diagonal para permitir a meia vista dos botões. Sob a influência hip hop dos anos 80, as costuras aparecem mais, com linhas metalizadas e cores fluorescentes, assim como os detalhes coloridos por dentro e fora das calças. E zíperes funcionais ou inúteis

Temas de verão

A palestra de encerramento ficou a cargo de Aissa Basile que fez um preview da primavera-verão 2008/09, abordando os temas a vigorarem na estação: Luxo Esportivo; Anos 30; Anos 50; Anos 80; Exotismo Étnico; Greco Romano; Sweet Girl; Terno Eterno. “O verão decididamente se apaixona pelas estampas, principalmente nos motivos florais, étnicos e artprints”, escreve Aissa no caderno de temas e produtos que os participantes recebem com um denso apanhado de cada segmento abordado.

Evento completa os 15 anos

Junto com a edição de tendências do inverno 2008, o Senac Moda Informação completa 15 anos. A primeira edição tratou das tendências do inverno de 1994. Segundo Danielle Monteiro Martins, gerente do Senac Lapa Faustolo, unidade responsável pela organização do evento, o público nesse período soma 20 mil profissionais da área, balanço que indicaria a fidelidade da entidade ao compromisso assumido desde a origem de impulsionar a profissionalização da moda brasileira.

A partir desta edição, o evento também passou a contar com um diretor de arte, cargo para o qual contratou o estilista Jum Nakao. O Senac Moda Informação, realizado em um dia, concentra 12 palestras sobre: temas; tecidos, cores e padronagens; feminino contemporâneo; malharia retilínea feminina; acessórios (calçados, bolsas, cintos e bijuterias); infantil (bebê, menino e menina); masculino casual; jeanswear feminino; feminino jovem; preview de verão 2009; e palestras sobre moda streetwear e surfwear.