Direções de estilo do inverno 2020

O GBLjeans faz o resumo da ópera da temporada com base nas pesquisas apresentadas por fabricantes de denim e sarja.

Mais que qualquer outro segmento da moda, o jeans dispõe de amplitude nas direções de estilo. E o inverno 2020 mostra-se ainda mais generoso nas alternativas de moda. Das formas amplas, que buscam oferecer aconchego, às calças extra justas, o espectro da estação é bastante extenso. Com base nas pesquisas realizadas por fabricantes de denim e sarja do Brasil, o GBLjeans faz o resumo da ópera da temporada para o jeans.

O esforço será no sentido de atualizar as demandas que se repetem. É o caso do militar que deverá ser pensado para incorporar funcionalidade às peças. Assim bolsos e mais bolsos são esperados para acomodar os pertences fazendo o papel da bolsa ou da mochila. Não é questão de estética. Tem a ver com praticidade. O design vai ter que considerar tamanhos de celulares, documentos, cartões de pagamento, o batom, o cigarro. O usuário também estará mais comedido no que vai carregar.

  • As formas são amplas, o caimento é solto, quase andrógino, como as calças balloon e as jogger pants que retornam com mais pegada de streetwear do que esportiva.
  • O moletom com capuz ganha espaço mas em versão que não usa o tecido tradicional. É a vez da sarja em tons de bege para terra, e corte de alfaitaria.
  • As jaquetas tradicionais continuam, mas, no inverno abrem espaço para cores. As camisas são feitas em tecido encorpado e ficam no limite das jaquetas.
  • Mom jeans e pantacourt resistem. E a estação permite denim branco skinny, as calças retas para mulheres e calças com pregas. O denim é levemente clareado.
  • As camisas femininas ficam sem gola. Ou ganham laços. As mangas são volumosas, não necessariamente bufantes. Tampouco em estilo romântico.
  • Vestidos em denim são previstos para o inverno 2020. Sai de cena o estilo camisetão e entra o refinamento dos plissados e babados delicados.
  • Nas saias, a assimetria não está mais limitada às barras ou ao cós. O corte do tipo envelope estilizado sugere a junção de duas saias em uma.
  • Nos detalhes, para as calças, cintura natural e botões nas laterais. Costuras com pedraria. Tiras de couro e filigranas. Punhos e cavas largos.
  • Os efeitos de lavanderia passam pelo tie dye atualizado em pinceladas e pelo bleach. Retornam técnicas como estêncil, sobretudo para aplicação de frases. Os patches prosseguem, acompanhando o vintage.
  • O espectro de cores varia dos tons naturais às tonalidades neon. Passa por branco, cinza, preto e carbono. Também tem laranja, hortelã, limão e muitas nuances de azuis.

Fontes
Canatiba (apresentação Bia Aidar); Cedro (release coleção Desbravadores); Nicoletti (book coleção 2019/2020); Santista (apresentação de Sueli Pereira); e Vicunha (apresentação de Lorena Botti).

GALERIA DE FOTOS

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider