Denim black está de volta ao inverno

As previsões para a estação fria de 2020 não previam, mas o preto atravessou as passarelas das semanas de moda internacionais.

Ainda que as previsões de moda não tivessem no radar o preto para o inverno 2020, as passarelas das três principais semanas de moda internacionais mostraram a volta densa da cor dentro das coleções masculinas. Inclusive para o jeans. Grifes como Dsquared, Valentino, Études, Ami Alexandre Matiussi, Bethany Williams e John Lawrence Sullivan apresentaram suas versões para o denim black.

No Brasil, há resistência em adotar o denim black, como se viu em Milão, Londres e Paris. Marcas e lavanderias locais consideram difícil acertar a mão na aplicação dos efeitos sobre bases negras. De fato, a fronteira entre feio e o bonito no denim black é bem próxima, e perigosa. Pelo mercado brasileiro, proliferam as lavagens mais feias que bonitas usando bases pretas.

Mas a direção atual da moda representa um bom exercício para estilistas se envolverem mais naquilo que aspiram, sem ficarem tão dependentes do estilo entregue pelas lavanderias. De seu lado, as lavanderias precisam estar abertas a ouvir, testar e colocar a experiência à disposição das soluções.

Calças ganharam estonagem média; ganchos compridos e modelagem solta na Ami. A Dsquared brincou com efeitos geométricos pela superfície do tecido e marcação para tirar o preto do básico. A skinny da marca tem pernas alongadas que passam por cima do calçado.

COMO AS GRIFES TRABALHARAM

A jaqueta trucker de John Lawrence Sullivan tem corte arredondado para combinar com calças justas de couro no melhor estilo anos 1990.

Valentino, Bethany Williams, a Études e a Ami compuseram conjuntos de calças com jaquetas ou blazer em denim black.

A Bethany Williams trabalhou uma espécie de patchowrk em duas cores de denim, sobre as quais aplicou estampas coloridas e localizadas.

De modelagem solta, a Études combinou calça com recortes e um top que fica no meio do caminho entre uma camisa e uma jaqueta.

Valentino optou também por modelagem solta na calça com estampa na parte de baixo de uma das pernas com paletó mais para o largo e alongado que recebeu o mesmo tipo de estampa em grafia.

GALERIA DE FOTOS

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider