Sustentabilidade vence concurso em Santa Catarina

A aluna Juliana Klein desenvolveu peças que remetem aos ursos e ao aquecimento global


Para participar do 3º Canatiba Mostra Novos Talentos, concurso realizado durante o evento SC Mostra Moda Jeans (organizado pela tecelagem entre 15 e 18 de agosto), Juliana Ekman escolheu o aquecimento global como inspiração dentro do tema adversidade. “Há muitos anos faço essa junção entre a moda e o meio ambiente em todos os concursos que me inscrevo. Como minha mãe é bióloga, já nasci nesse mundo de alimentação saudável e consumo consciente. Procuro levantar a bandeira do movimento sustentável em todas as oportunidades que tenho”, conta a estudante do 8º semestre em Moda da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Ela explia que as peças desenvolvidas para o concurso têm referências dos ursos, do globo terrestre e dos efeitos do aquecimento global. “Os ursos são os primeiros atingidos por esses efeitos. As peças tentam mostrar a fragilidade, a vida e a pureza desses animais, contrastando com a proteção de que eles precisam”, explica Juliana, que trabalha como freelancer no desenvolvimento de conceitos e estamparia digital para marcas catarinenses.

Batizado de Sofisticação Consciente, o trabalho, de acordo com Juliana, busca usar a moda como modo de passar um alerta global. “A indústria se preocupa mais em gerar vendas que em fazer um produto consciente. Se não formos nós, estilistas e estudantes da nova geração, para tomar uma posição e começar essa batalha contra a destruição do ambiente, quem será?”, pergunta.

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome: Juliana Klein Ekman

 

Idade: 24 anos

 

Trabalho: O concurso Canatiba Mostra Novos Talentos teve 17 finalistas. Foram criados dois modelos, em co-parceria com Juliana Dias da Rosa, sobre o tema adversidade. Juliana Ekman conquistou o primeiro lugar na disputa.

 

Descrição: “Foi criada uma capa e um vestido, representando a vida e a morte dos ursos polares. O urso, desenhado em paetês, e as partes abertas da roupa que mostram a pele simbolizam a vida. Tudo no modelo que cobre e protege representa a morte dos ursos, que precisam de abrigo para se proteger dos efeitos negativos do aquecimento global”.

 

Tecido Empregado: Denim, matelassê, paetês e plástico.

 

Detalhes: Na parte mais clara do vestido, ¼ do tecido foi descolorido. Nas mangas e em volta do capuz foram usados retalhos do tecido que compôs os vestidos e restos de plástico, remetendo ao reaproveitamento de materiais.

fotos: divulgação