Zara adota formato de megaloja

No Brasil duas unidades foram inauguradas com o conceito de flagship como a da Quinta Avenida, em Nova York.

Ao anunciar esta semana os resultados dos primeiros nove meses do ano, o grupo espanhol Inditex, dono da rede de lojas Zara, um dos maiores do mundo, revelou que se parte do ano ficou concentrada na expansão das cadeias de varejo, com a abertura de 240 lojas até final de setembro, a partir do terceiro trimestre deslocou o foco para a implantação do conceito de megalojas, especialmente para a bandeira Zara. No Brasil, duas unidades já operam sob o novo conceito. Com cerca de 2 mil metros quadrados, a loja do RioSul, no Rio de Janeiro, foi totalmente reformada para se enquadrar no padrão. Já a do Iguatemi Esplanada Shopping, em Sorocaba, foi inaugurada sob o novo formato.

Esses pontos seguem as diretrizes adotadas para a flagship que ocupa a esquina da Quinta Avenida com a Brodway, em Nova York, e a primeira loja da rede na China, em Xangai. Atualmente, o Inditex controla 6.249 lojas em 86 países, sendo 1.808 delas com a bandeira Zara e outras 388, Zara Home. No Brasil, a Zara conta com cerca de 50 lojas e cinco, da Zara Home. Segundo comunicado do Inditex ao mercado, nesse processo cerca de 175 lojas serão fechadas em todo o mundo e de todas as bandeiras. Ainda assim, a área de vendas deverá aumentar entre 8% e 10% até o final de 2014.

Nos primeiros nove meses de 2013, as vendas do Inditex somaram 11,93 bilhões de euros, que representou aumento de 5% sobre igual período do ano passado. O lucro contabilizado até setembro foi de 1,67 bilhão de euros, correspondendo a crescimento de 1% sobre os primeiros nove meses de 2012. No informe trimestral, o grupo não discrimina receita por bandeira.