Riachuelo lança comércio eletrônico

A nova operação recebeu investimentos de R$ 28 milhões e integra compras online com as lojas físicas.

Depois de dois anos de estudos de mercado e ajustes internos, a Riachuelo anunciou que passa a operar sua plataforma de e-commerce a partir da última semana de abril. O novo canal contará com 15 mil itens à venda, o mesmo volume oferecido nas lojas físicas. De acordo com a varejista, a loja virtual recebeu investimentos de R$ 28 milhões e foi planejada com o conceito da omnicanalidade integrando as compras online e offline.

A plataforma de comércio eletrônico foi implantada em sinergia com o centro de distribuição, em Guarulhos, na Grande São Paulo, que atenderá as demandas das duas operações. Em 2015 a Riachuelo investiu R$ R$ 250 milhões na mudança de endereço e modernização do centro de distribuição para ampliar a capacidade de expedição e apoiar a nova plataforma de vendas pela internet.

Com os canais integrados, o consumidor poderá realizar trocas e cancelamentos dentro das lojas, além de tirar dúvidas sobre compras no e-commerce mediante o auxílio dos funcionários dos pontos de venda, informa a companhia. Futuramente, também será possível realizar compras pelo site nos próprios pontos de venda da Riachuelo. Entre as funcionalidades da plataforma estão propor combinação de peças para montar looks, sistema de busca personalizada, possibilidade de verificar medidas do corpo e navegação dividida por categoria, produto e estilo. O site também vai informar referências de moda para auxiliar os consumidores no momento da compra, e para isso o internauta tem que criar conta no site da varejista, uma das últimas no Brasil a entrar para o comércio virtual.

Para administrar o novo negócio, a Riachuelo criou um departamento de e-commerce que ficará responsável pela gestão do ambiente e montou seu próprio estúdio de fotografia, implantado na sede da companhia, para facilitar o processo de fotos e produção dos looks.

A Riachuelo iniciou 2017 com 291 lojas próprias em todo o país e cerca de 22 milhões de clientes com cartão da varejista.