Restoque encerra 2015 com prejuízo

Foram três trimestres consecutivos de perdas no ano, embora a receita tenha variado pouco em relação a 2014.

Pelo terceiro trimestre consecutivo em 2015, a holding Restoque acumulou perdas. O prejuízo líquido combinado de outubro a dezembro foi de R$ 12,72 milhões, aumentando a perda anual para R$ 21,80 milhões. De acordo com o balanço da empresa, o prejuízo do ano foi influenciado pelo desempenho ruim das quatro marcas que originaram o grupo (Le Lis Blanc, Bo.Bô , John John e Rosa Chá), tendo acumulado saldo negativo de R$ 93,80 milhões. Já as marcas absorvidas Dudalina, Base e Individual apresentaram lucro líquido de R$ 72 milhões.

A receita líquida combinada alcançou R$ 1,18 bilhão no ano, que representou queda leve de 0,8% em relação a 2014. No último trimestre, o recuo foi maior, de 2,8% sobre igual período do ano passado, levando o faturamento para R$ 313,95 milhões. No caso do grupo de marcas Restoque, o pior desempenho é atribuído a Le Lis Blanc, em função da baixa quantidade de lançamentos no período, que provocou aumento de estoque e necessidade de remarcações, descreve o relatório ao mercado. Na Dudalina, a baixa performance está associada à linha feminina. Para reverter o cenário, a avaliação já sinalizada no trimestre anterior, será ampliar o mix de produtos, para compor o chamado ‘guarda-roupa’ completo, indo além das camisas, que começa a aparecer no varejo ainda nesta semana.

Ao longo do ano, a receita do canal multimarcas como um todo caiu 6%. A holding segurou os investimentos. Ao longo de 2015, aplicou R$ 42 milhões, que correspondem à redução de 44,6% sobre o volume desembolsado em 2014. A rede de lojas próprias, incluindo as franquias da Dudalina, somou 328 pontos em 2015, 24 a mais que no ano anterior. No quarto trimestre foram abertas apenas três lojas – Le Lis Blanc, Dudalina e Rosa Chá. Com isso, a Le Lis Blanc (que incorpora a Noir,Le Lis) fechou o ano com 114 unidades; a Dudalina (que soma Individual e Base) com 79 lojas; a John John, com 63; a Bo.Bô, com 42; e a Rosa Chá, com 30 pontos de venda no varejo.