Lucro da Renner aumenta 10,5%

O resultado do segundo trimestre de 2016 apresenta também crescimento da receita líquida da companhia que controla três redes de varejo.

Ao publicar o balanço do segundo trimestre do ano, a Lojas Renner mostrou vigor parcialmente refreado pela desaceleração do trimestre anterior. O lucro líquido da companhia cresceu dois dígitos, acumulando no período ganho de R$ 174,8 milhões, 10,5% acima do apurado no segundo trimestre de 2015. A expansão da receita líquida avançou 8,2% na comparação entre mesmos trimestres para alcançar R$ 1,46 bilhão. O desempenho foi estimulado pelas vendas do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e pelo frio entre maio e junho, informa a companhia.

Apesar do ambiente fortemente promocional encontrado no varejo nacional, a empresa foi favorecida pelo que considerou “melhor distribuição dos itens de inverno pesado entre as regiões, pelo estoque mais ajustado e pela boa execução das operações, o que levou a um menor nível de remarcações (markdowns) nas categorias de inverno”, afirmou a equipe da varejista em conferência com analistas de mercado.

A companhia controla três redes de varejo: duas de moda, Renner e Youcom; e uma de decoração, a Camicado. Com 284 lojas em junho, sete a mais do que tinha no primeiro trimestre, a maior delas, a Renner, registrou receita líquida de R$ 1,36 bilhão, que correspondeu a incremento de 6,5% sobre o segundo trimestre de 2015.

A segunda rede de moda é a Youcom que, em junho, detinha 52 lojas, 11 a mais que em março, e apresentou receita líquida no segundo trimestre de R$ 19,8 milhões, expansão bastante considerável em relação a igual período do ano passado, quando tinha apenas três lojas em operação. O bom desempenho refletiu melhorias introduzidas no desenvolvimento de coleções e no layout das lojas, avaliou a companhia.

Comprada em 2011, a Camicado convive com avanço mais lento. Com 72 lojas, três a mais que no primeiro trimestre de 2016, a rede de itens para casa contribuiu com R$ 80,8 milhões para a receita líquida do segundo trimestre, crescendo 23,2% sobre igual trimestre de 2015. A expansão deve-se a coleções mais atrativas, entende a companhia, em função da alteração de mix com a entrada de itens importados e venda de artigos com marca própria.

Ao todo, a Lojas Renner inaugurou 21 lojas entre abril e junho, ante as sete abertas de janeiro a março. Esse crescimento de capilaridade consumiu a maior parte dos investimentos no período. Do montante total aplicado de R$ 157,9 milhões, R$ 48,3 milhões foram destinados à abertura de lojas; outros R$ 37,9 milhões foram para reformas; R$ 65,6 milhões destinados a sistemas e equipamentos de tecnologia; R$ 2,9 milhões para os Centros de Distribuição; e os R$ 3,2 milhões restantes gastos em outras despesas.

EXPECTATIVAS
Dentro de um projeto novo de relacionamento com fornecedores, a companhia afirmou aos investidores que a previsão de compras até o final do ano já está planejada. Também estima que o desempenho do terceiro trimestre seja bem semelhante ao segundo.

Diante de projeção de sinais tímidos de recuperação da economia, a empresa reviu a meta de ampliação da rede de lojas, ao invés de 408 unidades em 2021, pretende passar para 450 pontos.

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