Hering divulga prévia de resultados

No último trimestre de 2016, a receita bruta da varejista caiu 15,2% na comparação com igual período do ano anterior.

O balanço auditado de resultados financeiros da Cia Hering só será publicado no final de fevereiro, mas, na semana passada, a empresa divulgou uma prévia, com receita bruta e tamanho da rede de lojas. O desempenho de vendas mostra forte queda na receita bruta do quarto trimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior, passando para R$ 515,2 milhões, que representam recuo de 15,3%. A retração contaminou o consolidado do ano. Em 2016, a receita bruta fechou em R$ 1,7 bilhão, 8% a menos que o registrado em 2015.

Embora ao longo do ano, a companhia tenha fechado mais lojas que aberto, o saldo ficou positivo entre outubro e dezembro, quando foram inauguradas 11 unidades – duas da Hering Store e nove da Hering Kids – e encerrado uma operação da bandeira PUC. Assim, a empresa conclui 2016 com 834 pontos no total, seis a menos do que mantinha em 2015. Do total, 816 estão no Brasil, entre lojas próprias e franquias, e 18 operam no exterior.

A rede Store continua sendo a maior com 644 lojas, ao final de dezembro. A Kids foi a que mais avançou, encerrando o ano com 106 pontos, e a PUC a que mais encolheu, ficando com 63 unidades, nove a menos que em dezembro de 2015. A Dzarm permaneceu com três lojas. “Em 2016 foram encerradas 32 unidades, das quais três da marca Hering for you, cujos pontos de venda foram convertidos em Hering Kids”, destaca o relatório com a prévia dos resultados.

A queda geral das vendas foi influenciada pelo desempenho da rede Hering Store, cujo faturamento encolheu 11,6% no quarto trimestre, afetado pela concentração de reformas no período, que resultou em fechamento temporário de diversos pontos de venda. Ao longo de 2016, o chamado Plano de Reformas atingiu cem lojas em 18 estados. As lojas tiveram o layout modernizado priorizando técnicas de visual merchandising, novas fachadas, melhor iluminação nas áreas de venda, nova organização de produtos, distribuídos por seções, como jeans e básico, entre outras melhorias.