Valentino cria museu virtual

Estilista usa tecnologia 3D para mostrar 300 peças de seu acervo, informações sobre as peças, de quem comprou e vídeos dos desfiles

No início da semana, o estilista italiano Valentino inaugurou um museu virtual, criado para apresentar suas criações. Pela web, o visitante monta sua própria rota para percorrer parte do acervo do estilista. Para essa experiência que usa tecnologia 3D, foram escolhidos 300 vestidos, cujos recursos técnicos permitem verificar detalhes de costura e construção, a história da peça, quem usou e quando, além girar em 360 graus, oferecendo perspectivas diferentes.



O acervo conta, ainda, com um banco de 5 mil imagens, entre fotografias, ilustrações do próprio estilista e vídeos de seus desfiles que ele mesmo escolheu. Para fazer a visita virtual, o internauta terá que ir até o site do instituto Valetino, baixar e instalar o aplicativo para o computador depois de preencher alguns dados, com versões específicas e gratuitas para PC e MAC. Depois de instalado, o programa permite ao visitante traçar suas próprias rotas pelas galerias.

Valentino e seu companheiro e sócio Giancarlo Giammetti conceberam e custearam o projeto, que levou dois anos para ficar pronto. O Google Art Project é o parceiro de manutenção do sistema.

 

fotos: divulgação