Sistema usa celular para conhecer cliente

Dispositivos instalados na loja captam informações sobre hábitos de consumo, tempo de permanência diante da vitrine, conversão de compras e faz comparativos entre lojas da mesma rede.

O setor varejista busca conhecer melhor o consumidor para oferecer produtos e serviços mais assertivos e concorrer de forma mais justa com o comércio eletrônico que já armazena inúmeros dados dos clientes. Para esse mercado, a FastSensor comercializa um sistema para o rastreamento passivo de pessoas em pontos de venda, identificando padrões de consumo, que permite orientar investimentos em marketing e fidelizar clientes. Sensores instalados na loja rastreiam celulares por radiofrequência acompanhando o cliente pelos corredores, prateleiras ou gôndolas.

Esses dados são enviados a um servidor que consolida as informações para o lojista. Por meio de um painel, o administrador pode conferir as estatísticas sobre hábitos de consumo do visitante, como tempo de permanência diante da vitrine, dentro da loja ou nas gôndolas; consegue mensurar o tamanho dos sapatos e roupas que o cliente costuma comprar e seu interesse por promoções. “É possível saber a conversão de visitas em vendas, qualidade do atendimento do staff, impacto do layout da loja, tempo médio do consumidor na fila de checkout, taxa de desistência de compra, além de um comparativo entre lojas e filiais”, explica o CEO da FastSensor, Daniel Bichara.

Desenvolvido pela FastSensor em parceria com a Telit que fornece os módulos de comunicação, o sistema permite descobrir e corrigir falhas de posicionamento dos produtos nas lojas e nas vitrines ao cruzar as informações dos clientes e o tempo de permanência em cada espaço. Conforme o tamanho, a loja recebe entre três e quatro sensores que monitoram a radiofrequência emitida pelos celulares. “Informações sobre o número de pessoas que passaram pelo local sem comprar nada e o número de vezes que o consumidor voltou à loja e o quê adquiriu permitem direcionar promoções mais focadas, informando sobre lançamentos e promoções e acompanhar as taxas de conversão de vendas”, destaca Bichara.

O FastSensor está instalado em diversos segmentos de mercado de varejo como vestuário, cosméticos (em lojas de rua e shoppings), automobilístico, feiras e exposições, e hospitais, entre outros.O custo mensal do sistema começa em R$ 350 para quiosques e até R$ 2 mil para lojas de 1,5 mil metros quadrados.