Planner usa etiquetas com chip para controlar vendas

Fabricante paranaense especializado em camisaria masculina conseguiu zerar erros na expedição das peças.

Buscando obter um melhor acompanhamento das vendas e gestão do estoque, a Planner, de Cianorte (PR), adotou etiquetas com chip na tecnologia conhecida como RFID (identificação por radiofrequência). Fabricante de camisas de tricoline, camisetas, blazers, polos e calças de sarja, principalmente para o mercado masculino, a Planner implantou o sistema da iTag no final do ano passado. “O maior ganho foi a redução dos erros na expedição das peças para os representantes que atuam no atacado, e um melhor acompanhamento das vendas no varejo”, aponta o sócio diretor, Diego Novo.

Com quatro anos de mercado, a Planner tem quatro lojas próprias de varejo, sendo duas em Cianorte, uma em Maringá e uma em Umuarama, todas no Paraná, além de contar com cinco representantes para atender todo o Brasil. As etiquetas com chip começaram a ser integradas às peças no final do ano passado para o segmento de atacado. O sistema faz a leitura dos lotes de produtos, acompanhando a retirada dos pedidos dos representantes, e inibindo a troca de modelos. No varejo as lojas receberam portais de leitura nos caixas, permitindo que os vendedores façam a leitura das sacolas por meio de tablets. “Conseguimos zerar os erros do processo de venda, pois não é mais necessário digitar o código da peça”, afirma Novo. Essas informações alimentam o sistema de estoque e faturamento permitindo a melhor consolidação das informações de gestão das lojas, completa o executivo.

O empresário já planeja a evolução dessa tecnologia com a implantação de monitores dentro dos provadores das lojas. A partir da informação – fornecida pelas tags – do que o consumidor está experimentando, o sistema indicaria outras peças que combinam para completar o look. “Essa inovação deve chegar às lojas de varejo em 2017”, afirma Novo.

As quatro lojas de varejo da Planner são chamadas de concept stores com previsão de abertura de mais duas, uma em Campo Mourão e outra em Paranavaí, todas no Paraná, até 2017. “Com quatro anos de mercado, nunca vivemos fora de alguma crise econômica, por isso mantemos nossos planos de expansão”, afirma Novo. As lojas trabalham com 100% de peças exclusivas, isto é, fabricadas pela Planner que produz 6 mil peças por mês. “Só não abrimos mais lojas pela dificuldade de negociação de pontos comerciais e de mão de obra em algumas cidades”, aponta Novo.