Pagamento mais rápido

Redes de lojas contratam serviço que permite o TEF dedicado, facilitando a transação com cartão de crédito ou débito

A Linx Conectividade acaba de reforçar sua carteira de clientes. Seis redes de varejo – Ricardo Almeida, Chocolate, Trousseau, Gregory, Casa das Cuecas e franqueados do restaurante Spoleto – contrataram os serviços Conectef, uma rede de comunicação de dados que permite a realização de TEF (transferência eletrônica de fundos) dedicado. Pelo contrato, a Linx instala os equipamentos necessários para a loja realizar transações com cartões de crédito e débito de forma bem mais rápida do que a permitida pelas conexões discadas. E cobra uma taxa mensal pelo uso do backbone de comunicação.

Segundo Dennis Herszkowicz, diretor da Linx, a loja paga R$ 350,00 por mês por um ponto de conexão com velocidade de 64 kbps, se a unidade estiver localizada num dos 43 shopping centers brasileiros nos quais a provedora investiu para instalar estrutura própria. Fora desses centros comerciais, os valores se assemelham aos praticados no mercado – em torno de R$ 600,00 para link de 64 kbps. Além de transações mais rápidas com cartão, a conexão também pode ser usada para interação entre matriz e lojas, para transferência de dados de gestão (movimento, pedidos, controles), troca de emails.

Atualmente, a empresa administra uma rede global que soma 1 mil lojas interligadas. Ao lado dos seis mais recentes, figuram redes como a da Ellus, da Forum, da Roberto Cavalli, da VR e do Cinemark. Nos últimos 12 meses, pela rede Conectef foram processados o equivalente a R$ 1 bilhão em pagamentos feitos com cartão de crédito ou débito.

Para contratar o serviço, a loja precisa conferir se o software de gestão que tem instalado no PDV está homologado pelas administradoras de cartão com as quais opera, explica o diretor da Linx. “Como o pagamento eletrônico precisa seguir uma série de protocolos de segurança, o software precisa atender a todas as exigências”, salienta. Clientes que usam há mais tempo o serviço começam a considerar a possibilidade de explorar o link de conexão para fazer chamadas de voz, envio de imagens ou criar uma rádio virtual, de modo a padronizar a música que rola nas lojas.