Os quatro maiores marketplaces do Brasil

Quanto faturam Netshoes, que também controla Zattini e Shoestock; Dafiti; Privalia; e Icomm Group (do Shop2together e Qvestir)

Quatro marketplaces de moda figuram entre as 300 maiores empresas de varejo do Brasil. O maior deles é o Grupo Netshoes que opera com as marcas Zattini, Shoestock e Netshoes. Registrou em 2017 R$ 2,6 bilhões em receita bruta, aumento de 18% sobre 2016, de acordo com a edição deste ano do ranking da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Nos primeiros seis meses de 2018, a receita somou R$ 849 milhões, 1% de queda em relação ao primeiro semestre de 2017, e o prejuízo se agravou, com perda de R$ 98 milhões no período, mostra o balanço financeiro da companhia, divulgado em agosto.

O mercado informa que a companhia brasileira especializada na venda online de calçados e artigos esportivos tem interesse de negociar parte de seu capital. As notícias apontando até interessados começaram a circular mais fortemente em setembro, porém, até o momento, mudança alguma foi anunciada. Atualmente, a Tiger Global Management controla 28,6% da companhia, enquanto o fundador e presidente da empresa Marcio Kumruian detém 12,2%, o restante está distribuído entre outros investidores minoritários.

Também em agosto o Netshoes anunciou o acordo firmado com o fundo de private equity Grupo Sierra Capital para vender a totalidade da operação no México, concentrando os negócios no Brasil, que responde pela maior parte da receita, e na Argentina.

OS OUTROS TRÊS GRANDES ECOMMERCE

O segundo maior marketplace a operar no varejo brasileiro é o GFG (Global Fashion Group) Latam, com Dafiti, Kanui e Tricae. O faturamento estimado pelo ranking da SBVC é de R$ 1,1 bilhão em 2017, avanço de cerca de 25% sobre os R$ 884,3 milhões de 2016. Fora do Brasil o grupo opera ainda as plataformas de ecommerce Zalora e Lamoda. No mercado brasileiro, a novidade é o acordo para comercializar as coleções da Banana Republic, marca do grupo americano Gap Inc, a partir de setembro.

O Privalia é o terceiro maior marketplace de moda no Brasil com faturamento bruto de R$ 500 milhões em 2017. De origem espanhola, a plataforma de ecommerce pertence ao grupo francês Vente Privée desde abril de 2016 e atua em quatro mercados: Brasil, onde conta com 14 milhões de usuários cadastrados de um total de 33 milhões no mundo; México, Espanha e Itália.

O quarto grande ecommerce é o único de capital essencialmente nacional e de atuação local. O Icomm Group é a empresa formada a partir da fusão de duas plataformas de venda online de moda de luxo, a Shop2together e a Oqvestir, que continuam a operar de forma independente, compartilhando a estrutura de logística e o centro de distribuição. O grupo faturou R$ 250 milhões em 2017 contra R$ 200 milhões em 2016. Para o mercado, a empresa projetou crescimento de 30% em 2018.