Os avanços do ecommerce cross border

Cresce número de brasileiros que compram produtos em sites estrangeiros e roupas são o segundo item mais adquirido, diz pesquisa da SBVC.

Em 2018, 23,1 milhões de brasileiros compraram algum produto em sites de fora do país. É praticamente o dobro dos 12,3 milhões de internautas que afirmavam ter comprado pelo menos uma mercadoria em site estrangeiro em 2014. No ano passado, esses consumidores cross border gastaram US$ 2,2 bilhões, enquanto em 2014 desembolsaram US$ 1,72 bilhão. Esses compradores buscam sobretudo produtos mais baratos que os similares nacionais. E não se importam com prazos de entrega que muitas vezes ultrapassam os 60 dias, mostra a pesquisa realizada pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

O gasto médio realizado na última compra online em sites de outros países foi de R$ 499,75, afirma a pesquisa que trata O consumidor brasileiro e suas compras no e-commerce cross border. Isso significa que a maioria gastou mais que US$ 50. A lei brasileira determina que remessas no valor de até US$ 50 ou o equivalente em outra moeda são liberadas com isenção de Imposto de Importação, desde que o destinatário seja pessoa física.

Citando o relatório Webshoppers, da eBit/Nielsen, a pesquisa da SBVC ressalta que o ticket médio do e-commerce brasileiro no ano passado foi de R$ 434. “O preço ou a exclusividade dos produtos mais que compensam o pagamento de impostos de importação”, afirma o relatório da SBVC. Mas 36% dos que responderam gastaram até R$ 100 e outros 20% foram até R$ 200. Ou seja 56% dos que compraram em sites estrangeiros ficaram dentro da faixa dos US$ 50.

Equipamentos eletrônicos lideram essas compras, correspondendo a 41% do total. Roupas sustentam o segundo lugar, com 37% das preferências, informa a pesquisa.

O site AliExpress é o preferido dos brasileiros (54% usam), seguido por Wish (43%) e Amazon (41%). Segundo a pesquisa, os players internacionais favoritos dos consumidores brasileiros contam com informações em português, fazendo com que a barreira de um idioma estrangeiro seja superada e conferindo mais confiança às transações.

Quase todas as compras (95%) foram entregues no endereço da casa do consumidor. Do total, 78% afirmaram que o prazo de entrega foi cumprido; e 48% esperaram mais de 60 dias para receber o produto.

A consulta envolveu 427 entrevistas, com consumidores que fizeram pelo menos uma compra em sites estrangeiros nos últimos 12 meses. Moradores de dez capitais:PR, GO, BA, AM, PE, DF, RJ, SP, TO e RS.

CROSS BORDER NO SENTIDO CONTRÁRIO

A SBVC diz que o ecommerce cross border também pode representar uma alternativa para as empresas brasileiras, que poderiam atender consumidores de fora do país. A análise comenta que “estabelecer presença física em outros países e regiões, seja com um escritório, um warehouse ou um centro de distribuição, pode reduzir burocracias legais e agilizar o ciclo de vendas e entregas para os consumidores de fora”.