M.Officer moderniza área de TI

Entre os vários projetos em curso, a holding M5 lança no final de novembro campanha de aproximação com os consumidores das 80 lojas próprias da marca

 Com uma operação que envolve a rede de 113 lojas M.Officer, das quais quase 80% próprias, mais três lojas da marca Carlos Miele (duas no exterior) e três lojas no Brasil da Miele, a M5 atravessou o ano executando o plano de modernização traçado para a área de tecnologia da informação (TI). A ações se estendem até o fim de 2008, quando o grupo terá, então, implantado um novo sistema de compras para a área industrial.

 

À frente do projeto de TI está Jair Lorenzetti, que liderou processo semelhante na rede de farmácias Onofre. O executivo assumiu como diretor de TI há cerca de um ano e, desde então, costurou uma série de parcerias de maneira a viabilizar que as mudanças fossem suportadas por um investimento “bem menor que o R$ 1 milhão que seriam necessários pelos métodos convencionais”, garante.

 

Lorenzetti começou o trabalho trocando o sistema de telefonia convencional por soluções de voz sobre IP (protocolo internet), que derruba principalmente os custos das chamadas de longa distância (interurbanos e internacionais). Em maio, repassou para um parceiro o software de automação de frente de loja desenvolvido internamente, usando um novo modelo de terceirização.

 

Sem histórico de clientes na área do vestuário, a Consulters assumiu o desenvolvimento e implementou melhorias no aplicativo criado pela M5. Em contrapartida, a holding receberá royalties a cada vez que a Consulters licenciar o programa para outra loja de varejo de confecção. Inicialmente, as melhorias no ponto-de-venda ficaram limitadas às 80 lojas próprias.

 

Distribuição mais rápida

 

Em paralelo, a empresa está às voltas com uma série de sub-projetos, que dará sustentação ao novo perfil tecnológico e de administração a ser adotado a partir de 2009. Implantou um sistema de BI (business intelligence), para aperfeiçoar as ferramentas de gestão empresarial consolidando informações de negócios antes distribuídas entre bases diferentes de dados; e outro de CRM (customer relationship manager). Com isso, lança até o final do mês a primeira campanha de aproximação com consumidores das 80 lojas próprias.

 

A M5 também está implantando dois sistemas ERP (enterprise resources planning, sistema integrado de gestão) – um da Linx e outro, da Datasul, que funcionarão de forma complementar, explica Lorenzetti. A previsão é que o ERP esteja operacional a partir do início do próximo ano.

 

O aplicativo é requisito para outro plano, o de instalação do WMS (warehouse management system), software indicado para melhorar o controle sobre as informações de estoque, de modo a tornar mais rápidas as operações do centro de distribuição. Outra providência foi adotar um sistema de e-procurement (cotação eletrônica de preços), para compra de materiais de escritório, limpeza, entre outros artigos que não estão associados diretamente ao processo produtivo.

 

São passos necessários, conta o executivo, na direção de uma estrutura que automatize as operações de supply chain, envolvendo fornecedores da área produtiva. Como todos esses sistemas consumiriam muita máquina para rodar, a holding decidiu contratar os serviços de um datacenter, espécie de condomínio de computadores que hospedará todas as novas aplicações, e ao qual a rede de 700 micros da empresa estará conectada.

 

Dia 14, abre a loja de Paris

Está marcada para a próxima quarta-feira, 14, a inauguração da loja de Paris (França) da linha internacional Carlos Miele. É a terceira flagship da marca – a primeira foi aberta em Nova York (EUA) e a segunda, em São Paulo. Ao todo, os modelos da Carlos Miele são vendidos em 24 países. No final do ano passado, foi criada a Miele, linha casual encontrada em três lojas no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador) e exportada para 19 países.

 

O grupo começou em 1986 com a M.Officer. Com a marca consolidada, Carlos Miele profissionalizou a administração e partiu para Nova York, onde abriu a loja em 2003, investindo no mercado de alta costura.

 

 

foto: vista da loja de NY e modelo da coleção verão 2008 da Carlos Miele (divulgação)