França monta corredor digital de vendas

Área é equipada com equipamentos capazes de identificar sexo, idade, altura e as cores das roupas que o consumidor está vestindo para propor a ele opções disponíveis no estoque da loja.

Um operador e proprietário francês de uma série de shopping centers espalhados por diversos países europeus, o Klepierre, montou junto com uma subsidiária da agência de marketing digital DigitasLBi um protótipo que muda o jeito de comprar. Batizada de Inspiration Corridor, a área é um corredor de sete metros de comprimento por três metros de largura equipado com telas, câmeras, scanner de corpo, sistemas de análise de imagens, leitor de código de barras entre outros aparelhos. Essa parafernália foi projetada para identificar o sexo do consumidor, o intervalo de idade em que se encontra, altura e o estilo dele – na verdade, o leitor reconhece as cores das roupas que o consumidor usa. Com base nessas informações, o programa propõe combinações de roupas e acessórios disponíveis nas lojas do shopping center.

Depois de dois meses de testes, a idéia é instalar essa cabine gradativamente nos empreendimentos geridos pelo grupo. As empresas explicam que ao entrar no corredor, uma câmera infravermelha Kinect identifica o visitante e, a partir daí, ele é analisado por uma tecnologia de escaneamento corporal, por um dispositivo de análise de vídeo Quividi e scans PigData. Em menos de 10 segundos, o sistema identifica os dados de sexo, faixa etária, altura e estilo de suas roupas, afirmam as empresas.

De acordo com o perfil desenhado, telas touchscreen instaladas nas duas laterais do corredor exibem os produtos selecionados. A pessoa pode tocar nos produtos exibidos, procurar outros e selecionar aqueles que lhe agradar. O sistema também permite que, por exemplo, a pessoa pegue um item comprado naquele shopping, como um sapato, passe pelo leitor de código de barra, para saber que tipo de roupa combina com aquele produto. O sistema vasculha um amplo banco de dados, que trabalharia com o estoque em tempo real das lojas do centro comercial.

À medida que avança pelo corredor e escolhe, o sistema vai refinando a busca de acordo com os parâmetros relacionados pelo consumidor. Ao sair do corredor, o visitante deve ter instalado a aplicação do Klépierre se quiser sincronizar os produtos escolhidos com a base de dados do shopping, de modo a obter a localização física da loja que vende os itens selecionados.

As empresas não informam o cronograma de instalação, nem por onde vão começar, nem o nível de investimento necessário para uma aplicação dessa complexidade. Apenas postaram um vídeo que exibe o funcionamento do protótipo.