Farbe Têxtil lança site de vendas B2B

Comércio eletrônico da indústria catarinense de tecidos tem como objetivo alcançar clientes em todo o país.

Poucas indústrias têxteis se arriscam a atender clientes empresariais por comércio eletrônico. A Farbe, de Santa Catarina, resolveu encarar o desafio e, no ano passado, lançou seu portal de vendas B2B (business to business, ou venda para empresas). Especializada em tecidos para os mercados feminino casual, fitness e praia, produzindo principalmente malharia, a estratégia foi abrir um novo canal de vendas diretas para as grandes confecções.

“O cliente pode escolher como comprar, pelo site ou com o representante, fazer reposições de estoque ou novas encomendas”, explica o coordenador de vendas da Farbe, Jonathan Kipfe. A meta é que as vendas por e-commerce representem 30% do volume em dois anos. Independentemente do canal, a idéia é atender o cliente em todo o Brasil de forma ágil. “A maioria das pessoas que buscam produtos no Google, por exemplo, querem comprá-lo online. Resolvemos sair na frente, eliminar bloqueios para compra e melhorar o atendimento”, completa o executivo.


Ao se cadastrar o cliente faz a encomenda e pode optar por receber diretamente ou através do representante que faz a gestão do pedido e acompanha a movimentação do produto até a entrega. A implantação de um sistema desse porte, segundo Kipfe, é complexa. O comércio eletrônico da Farbe está integrado aos de gestão, faturamento e estoque. Como as encomendas das confecções são de grandes volumes, foram necessárias várias adaptações para viabilizar a venda. Diferente de um site de comércio eletrônico para o consumidor final, o cliente corporativo tem uma prévia do preço do quilo quando faz a encomenda, mas esse valor pode variar conforme o rolo do tecido produzido. “Adaptamos o sistema para o faturamento posterior conforme a produção”, explica Kipfe. O cliente acompanha todas as etapas do processo de compra à entrega.

São várias formas de compra: o cliente pode programar ou escolher a pronta entrega do produto nacional ou importado. O sistema identifica cada segmento do pedido e o transforma em várias carteiras, conforme o produto, explica Kipfe. Segundo o executivo, além da automação do pedido, duas pessoas na Farbe acompanham o cliente em suas necessidades e dão suporte por telefone, chat ou e-mail.

A empresa produz 550 toneladas de tecidos por mês em três unidades produtivas localizadas em Indaial, Atalanta e Rio Negrinho onde também existe um centro de distribuição para o recebimento de produtos importados. Mantém ainda escritório comercial e loja em Blumenau e na capital paulista. Kipfe ressalta a importância da malha para qualquer tipo de confecção que usa mix de tecidos no desenvolvimento de suas coleções. Para complementar sua linha, a Farbe importa tecidos com proteção UV, renda e oxford.