Etiqueta Única aposta no mercado de luxo

Portal de comércio eletrônico comercializa quase 400 marcas, oferecendo peças novas e seminovas para as quais dá garantia de autenticidade.

Marcas de luxo são objeto de desejo de muita gente, embora os preços altos afastem vários interessados. Pela qualidade e durabilidade dos produtos, o mercado de seminovos pode ser bastante ativo, principalmente pela facilidade trazida pelo comércio eletrônico. Pensando nesse nicho, a empresária Patrícia Sardenberg criou no início de 2014 a loja virtual Etiqueta Única que reúne roupas, sapatos e acessórios novos e seminovos de 394 marcas nacionais e internacionais como Armani Jeans, Phillip Lim, Michael Kors, Gucci, Chanel, Louis Vuitton, Valentino, entre outras.

Para evitar pirataria e produtos falsificados, Patrícia conta que ela e sua equipe se especializaram na autenticação dos produtos, para garantir origem confirmada com preço mais baixo, quando comparado ao cobrado por um produto novo na loja da marca. “Cada grife tem uma série de características e tabelas de premissas que pesquisamos para dar autenticidade às peças com as quais trabalhamos”, garante Patrícia. A Chanel, por exemplo, desde os anos 80 foi criando diferentes selos de acordo com cada época, além de desenvolver hologramas e diferenciais nos metais.

Todos os produtos são analisados, avaliados, passam por higienização, são lacrados, codificados e acompanhados do cartão de autenticação da Etiqueta Única. As peças são retiradas na casa de quem vende e, após o processo de autenticação e preparo, são lançados na plataforma de comércio. Quando um cliente efetua a compra de um dos itens à venda no site, o saldo é enviado para a vendedora em até 30 dias. “A comodidade da exposição virtual faz com que pessoas de qualquer região do Brasil possam ser compradoras ou vendedoras do site”, diz Patrícia.

Além de peças seminovas, trabalha também com novas, de pessoas que compraram e não chegaram a usar. “O consumo consciente faz com que as pessoas se desfaçam das peças sem uso para renovar o armário”, afirma a empresária. A Etiqueta Única tem em torno de 500 fornecedores assíduos que colocam peças no site em consignação, e 40 mil clientes cadastrados com ticket médio de R$ 1 mil. “Fazemos em torno de 400 vendas por mês”, afirma Patrícia. O estoque da Etiqueta Única é de 3,5 mil peças.

A fundadora do portal, Patrícia Sardenberg, trabalhou três anos na loja de itens de luxo Daslu, na capital paulista, e diz que a idéia de vender peças surgiu de uma demanda do segmento de seminovos. “Os produtos de luxo são canalizados para brechós que misturam marcas consagradas com pirateadas sem valorização das peças”, explica. Ao fazer um bazar informal com proutos de amigas e clientes, percebeu que esse era um segmento que oferecia uma boa oportunidade. “O mercado online foi uma opção natural”, completa Patrícia.