EasyJet vai adotar uniformes inteligentes

Companhia aérea de vôos de baixo custo mostrou as roupas de comissários de bordo e engenheiros desenvolvidas em comemoração aos seus 20 anos.

Para comemorar os 20 anos de mercado, a EasyJet, companhia área britânica que opera vôos de baixo custo, vai trocar os uniformes de sua tripulação a partir do início de 2016. O visual futurista foi desenvolvido pela britânica CuteCircuit, que já fez protótipos misturando moda e microeletrônica para U2 e Kathy Perry, e está garantido com a aplicação de luzes de LED em detalhes nas lapelas, mangas, laterais e frente de vestidos.

Comissários de bordo, agentes de solo e engenheiros de vôo vão receber os novos uniformes. Segundo a companhia, as chamativas luzes de LED servirão de item de segurança, representando iluminação adicional, para que a tripulação de bordo seja facilmente identificada em casos de emergência. Também haverá microfones embutidos para melhorar a comunicação entre os comissários, os pilotos e os passageiros. Em alguns casos, as faixas de LED servirão para exibir número do vôo e destino.

O uniforme de solo inclui jaquetas com LED nos punhos para ajudar com os movimentos de taxiamento da aeronave. O traje dos engenheiros terá LEDs nas jaquetas para iluminar áreas de trabalho e deixar as mãos livres para inspeções e manutenção do avião, explica a EasyJet. Adicionalmente, terão faixas reflexivas cortadas a laser para aumentar a segurança em solo desses profissionais, e câmera de vídeo para permitir o diagnóstico remoto de problemas técnicos, em caso de necessidade, acompanhada de sistema de som surround e microfone; além de sensores que monitoram a qualidade do ar em solo e barômetro.

GALERIA DE FOTOS (divulgação/Nathan Gallagher)


  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3