Dyfteria prepara mudanças para 2011

A marca girlie, de Divinópolis, que este ano introduziu o jeans no mix de produtos, passará a vender pela web e terá equipe de representantes

A Dyfteria, marca girlie que este ano introduziu o jeans ao mix de produtos, tem planos de expansão de venda que passam pelo comércio eletrônico e pela contratação de representantes. A partir de meados de 2011, a marca vai usar a web para vender diretamente ao consumidor e como plataforma de negócios para receber pedidos de lojistas e da equipe de representantes que será formada.

Até o momento, os produtos da marca são comercializados em duas lojas próprias, localizadas em Divinópolis (MG), sendo que uma atende apenas o atacado e outra maior tem atuação mista – vende por atacado e também ao varejo. O canal de revendas conta, hoje, com 358 lojistas, entre fidelizados e sazonais, explica Valéria Cury, designer de jeans e acessórios da marca. Tem ainda a venda por catálogo, feita por telefone, além da presença de um distribuidor em Brasília.

Criada em 1996, para atender o público jovem feminino, a Dyfteria seguiu essa cartilha durante sete anos até a guinada em direção às adolescentes. Em 2003, a mudança conceitual assumiu forma com o lançamento da latinha em que as peças eram colocadas. Virou a marca da blusa da latinha, referência incorporada ao marketing da empresa até hoje. Cumprindo o ciclo dos sete anos, em 2010, a marca incorporou a linha de jeans ao mix de produtos, em que predomina as peças em malha.

Valéria conta que a coleção experimental de jeans foi lançada em outubro de 2009, com o alto verão de 2010. Os resultados comerciais animaram a empresa a investir em uma linha maior. Assim, foram desenvolvidos 20 modelos, entre calças e shorts, para o inverno de 2010. O verão 2011 contará com 25 modelos, até chegar com 35 modelos diferentes na coleção de alto verão.

A produção do jeans é terceirizada. A coleção de inverno sustentou 2,4 mil peças. A do verão vai quase dobrar, alcançando 4,2 mil peças, informa Valéria. Incluindo malha e outros poucos modelos em tecido plano a meta para a coleção de verão é atingir 55 mil peças. A linha de jeans corresponderia, portanto, a pouco menos de 8% do total. Segundo a designer, a marca pretende expandir a participação do jeans para 30% de suas coleções.

Grande parte da produção dos itens em malha é feita pela fábrica da empresa, em Divinópolis. A outra parte é terceirizada, assim como o jeans, para parceiros da própria cidade. A Dyfteria lança três grandes coleções por ano (inverno, verão e alto verão), com modelos novos de malha chegando às lojas toda semana, enquanto para o jeans as novidades são quinzenais.

fotos: divulgação