Defesa abre cadastro para fornecedores

Ação envolve lista com 74 produtos, entre os quais máscaras e aventais, para os quais a empresa pode se habilitar para produzir.

O ministério da Defesa lançou uma ação pela qual passou a cadastrar fornecedores locais para produção de 74 produtos críticos. Da lista constam máscaras de proteção, sobretudo as cirúrgicas, aventais de uso hospitalar, toucas e outros itens têxteis. O cadastro é feito online e está disponível no site do ministério. Ao se habilitar, a empresa indica o tipo de produto que pode produzir, quantidade mínima exigida por pedido e capacidade de produção diária.

O fornecedor pode incluir mais de um produto no cadastro. O objetivo do governo é identificar empresas que podem fornecer equipamentos para auxiliar no combate à covid-19. Em nota oficial, o ministério da Defesa explica que informações sobre as empresas serão repassadas a órgãos públicos, como ministério da Saúde, Forças Armadas, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A intenção é de os estados encontrarem fornecedores mais próximos da região, de modo a facilitar a logística de entrega. Atualmente, só para máscaras de proteção, o site indica 139 empresas cadastradas.

SITE TAMBÉM PARA CONSULTA DE FORNECEDORES

Assim como desenvolveu a página de cadastro, o ministério criou também uma página para encontrar fornecedores dos produtos da lista. É possível consultar empresas inscritas por tipo de produto produzido e estado onde estão localizadas. São Paulo é o estado com maior número de fornecedores cadastrados na categoria de máscaras de proteção. São 20 empresas. A busca traz ainda empresas no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Piauí.

A lista inclui empresas muito pequenas que indicam fazer a partir de uma máscara por dia. Da mesma forma que abrange outros grandes fornecedores que informam capacidade para 3 milhões de máscaras por dia.