Upcycle, Comas dá novos passos

Marca lança cápsula de oito modelos construídos do zero, com fio da Cotton Move e denim produzido pela Souza e Cambos

Nascida sob o conceito de upcycling, que pega o resíduo e transforma em novo produto, a Comas desde o início trabalhou com peças de denim. Mas, no ano passado, se envolveu em projeto para fazer peças do zero. “A ideia foi fazer nossos produtos em escala alinhados com nossos valores”, explicou Agustina Comas, que está à frente da empresa, em evento de lançamento na semana passada, na capital paulista. Foi lançada uma cápsula com oito produtos, divididas em duas linhas, a Circular e a Tencel.

A Circular usa denim produzido pela Souza e Cambos, fabricante com sede em Elói Mendes, pequena cidade do sul de Minas Gerais, que conta com produção verticalizada, incluindo confecção e lavanderia. Por sua vez, o tecido para a linha Circular usa fio fabricado a partir de resíduos têxteis da própria confecção da companhia, com tecnologia da Cotton Move. Por esse processo de fiação, as sobras de confecções são desfibradas, misturadas com algodão novo e transformadas em fio para produzir denim. Segundo a Cotton Move, não importa a composição das sobras, pode ser de tecido 100% algodão ou misto e até com elastano.

Com 120 mil peças confeccionadas por mês, que geram 7 toneladas de resíduos, a Souza e Cambos viu nessa proposta uma alternativa bastante interessante para a gestão das sobras. Segundo Agustina, a escolha do fabricante considerou as boas práticas adotadas pela empresa na parte ambiental. A Souza e Cambos conta com sistema de tratamento de efluentes, tanto da tecelagem, quanto da confecção e da lavanderia, que permite reutilizar a água na produção.

De acordo com a empresa, 75% da água fica no ciclo o tempo todo, de forma que dos 40 litros de água consumidos por quilo de tecido produzido ou de roupa processada, 30 litros correspondem a água de reúso. Também conta com reaproveitamento de água da chuva, que da mesma forma é empregada na produção. Construiu para isso um sistema de captação, aproveitando os 20 mil metros de área construída que tem à disposição. A água da chuva é captada e escoada para dois tanques com capacidade de armazenar 1,5 milhão de litros cada um.

OS NOVOS PRODUTOS

A linha Circular da Comas estreou com um modelo de macaquinho pantacourt, dois modelos de camisa e uma calça five-pockets. A linha chamada Tencel tem o mesmo modelo de macaquinho, uma camisa, um vestido e uma saia midi, que foram confeccionados com denim composto 100% de liocel da Lenzing produzido pela Souza e Cambos.

GALERIA DE FOTOS