Restaura Jeans investe no reúso de água

A empresa ampliou a estação de tratamento como parte de processo que prevê em oito anos reutilizar todo o volume consumido

No último ano, a Restaura Jeans investiu R$ 380 mil para ampliar a estação de tratamento de efluentes instalada na sede da empresa, em Santa Cruz do Sul (RS). Novos equipamentos e filtros à base de carvão mineral foram adquiridos. Com isso, o espaço ocupado pela unidade dobrou de tamanho (de 250 para 500 metros quadrados).

 

“A empresa cresceu muito rapidamente e, em 1996, construímos a unidade de tratamento com vista a reaproveitar a água consumida”, conta Flávio Conrad, diretor da Restaura Jeans. Atualmente, a empresa faz o reúso de cerca de 30% dos 200 mil litros de água tratados por dia. “Pretendemos em, no máximo, oito anos, reaproveitar toda a água de nossos serviços”, diz Conrad.

Hoje, o consumo atinge 300 mil litros de água por dia. Segundo Conrad, a Restaura Jeans está negociando uma área ao lado da sede para construir lagos que possibilitem o tratamento biológico da água.

Além do reúso de água, a Restaura Jeans também procura usar materiais alternativos para abastecer as caldeiras usadas na linha de produção. Os insumos são fornecidos por empresas vizinhas. A região de Santa Cruz do Sul concentra diversas indústrias de madeira e tabaco de onde a empresa tira a lenha e as madeiras que servem de combustível para as caldeiras. De acordo com o diretor, cerca de 40% dos materiais são doados.