Pneus como opção de estonagem

Técnica desenvolvida por aluna do Senai propõe substituir pedras, com redução de custos

Pedaços de pneus velhos usados para estonar calças jeans, em substituição pedra-pomes ou cinasitas no processo. Essa foi a técnica desenvolvida por Adriana Correia, uma das vencedoras do prêmio Inova, concedido anualmente pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Além do menor impacto ambiental, o método promete redução de custos.

A estonagem promove o desgaste e o clareamento das peças jeans e, geralmente, é realizada pelo atrito da peça com a pedra cinasita ou pomes. Na técnica criada por Adriana, aluna do Senai da unidade Francisco Matarazzo, pneus velhos são cortados e tratados com ácido para o endurecimento. A partir disso, tudo é realizado da mesma maneira da estonagem comum.

De acordo com Adriana, o pneu apareceu como possibilidade de novo material por ser abrasivo o suficiente para o tipo de lavagem e também por não estragar os cestos das máquinas lavadoras como ocorre com o uso de pedras. Não é o único problema. Com as lavagens, as pedras diminuem de tamanho e os resíduos acabam por entupir o encanamento da máquina, acrescenta.

 Vantagens

Pelos cálculos dela, a economia promovida pela substituição é atrativa. Cada cesto custa aproximadamente 40% do valor total de uma máquina, um gasto que as empresas deixariam de ter com a nova técnica porque não teriam mais a necessidade de trocá-los com tanta freqüência.

Além disso, os pedaços de pneus podem ser reutilizados em até 120 lavagens, enquanto as pedras precisam ser trocadas a cada três vezes, diz a aluna. O preço do material também se destaca como vantagem. Enquanto um quilograma de pedra custa aproximadamente R$ 5,00, o tratamento para um quilo de pneu não chega a R$ 0,90 (o cálculo não embute os gastos para compra de pneus usados ou transporte deles em caso de doação).

Neste projeto, que teve início em março deste ano, também foi levada em conta a questão ambiental ao aproveitar um insumo de difícil descarte para a realização do processo. Segundo Adriana, o pneu é utilizado inteiramente, inclusive com os arames presentes na banda de rodagem, sem destruir o tecido no momento da lavagem. Também não mancha peças confeccionadas em tecido cru ou de cor clara, como o branco, garante ela.

 

Com a exposição do projeto, algumas lavanderias se interessaram pela técnica, mas, até o momento, não foi aplicada em produção, observa Adriana.