Marca holandesa recicla jeans

A Kuyichi propõe ao consumidor deixar a calça velha numa loja para ela retornar à fabrica, ser picada, virar fibra e ser usada na produção de denim e malha.

A Kuyichi lançou há dois meses projeto que propõe aos consumidores levar um jeans velho ou que não queira mais usar a uma das 60 lojas que vende a marca na Europa, deixar lá e receber em troca bônus de 10 euros para compras de produtos da grife holandesa. A empresa não explica muito bem como fará essa engenharia reversa, nem quais serão os parceiros industriais. Em linhas gerais, a proposta é o jeans usado retornar à fábrica que vai triturar a peça. Dessa massa, obtém-se a fibra que, misturada a outros fios, será empregada na produção de tecido denim ou malha e virar produto novamente.

Aparentemente, a Kuyichi vai usar apenas as pernas das calças em denim, de modo a evitar ter que dar alguma destinação a botões, zíperes e etiquetas. Ao cortar as pernas da calça, sobraria a parte de cima como shorts, que será vendido ou doado para fins de caridade, informa. O projeto chama Deposit Denim e, segundo a Kuyichi, não se trata de ação temporária. Nesse início, serão recolhidas calças de qualquer marca. Não há expectativa de quantas calças serão recolhidas. A intenção é reduzir a quantidade de lixo têxtil, com projeções vagas de economia de água, energia elétrica e efluentes químicos.