Jeans usados vão virar bolsas, nécessaire e estojos

A fluminense Elas Ecomoda iniciou campanha para coleta das peças e vai lançar uma coleção cápsula com os produtos em maio.

A Elas Ecomodas iniciou neste ano mais um projeto com foco em sustentabilidade ambiental, com campanha para recolher jeans usados, em qualquer estado de conservação, que serão reaproveitados na produção de novas peças como bolsa, nécessaire e estojo. A entrega dos jeans dá direito a um brinde, são produtos como estojos e bolsas feitos de tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET ou ainda mudas de árvores da Mata Atlântica, outro projeto da empresa, que desde 2014 criou um viveiro para cultivar essas mudas, reaproveitando cones de linhas vazios descartados por diversas indústrias têxteis. Retalhos de denim também serão usados no viveiro para tapar a saída dos cones e segurar a terra.

A divulgação e o interesse na campanha de recolhimento de jeans têm surpreendido os sócios da empresa instalada em Nova Friburgo (RJ), o casal Alex Sandro Santos e Adriana Santos. A campanha foi compartilhada nas redes sociais e vários interessados em participar procuraram a Elas, informa Alex. Um supermercado da região pretende criar um ponto de coleta em suas dependências e interessados da capital fluminense e de Bauru, no interior de São Paulo, também procuraram a Elas. Os sócios avaliam como atender a demanda por postos de coleta.

“Estamos precisando de apoio na implantação dos pontos e no transporte dos produtos recolhidos”, afirma Santos. A Elas Ecomodas produz camisetas, bolsas e estojos em tecido feitos a partir da reciclagem de garrafas PET desde 2013 e programa para o início de maio uma coleção cápsula, com o jeans reciclado, contendo dez produtos. Os itens serão vendidos para todo o país pelo site de comércio eletrônico da marca e também por meio de multimarcas.

A empresa iniciou operação em 2010 como uma facção. Em 2011, passou a fabricar moda bebê e depois de alguns percalços, em 2013, optou pelos produtos sustentáveis, inicialmente a partir da reciclagem de PET e, agora, com o jeans.