Jeans do bem

Tavex e Vicunha integram a lista de 50 empresas com ações consideradas exemplos de sustentabilidade elaborada pela revista Isto É Dinheiro

Tavex e Vicunha integram a lista de 50 empresas do Brasil cujos projetos de ordem ambiental ou social foram considerados exemplos de sucesso entre ações de sustentabilidade. O conjunto de empresas foi selecionado pela Isto É Dinheiro e apresentado na edição da semana passada da revista.

 

O destaque para a Tavex foi o acabamento à base de manteiga de cupuaçu que entra no processo de produção para substituir os amaciantes sintéticos. De acordo com a empresa, a substituição pelo Alsoft Amazontex, iniciada no ano passado, contempla 75% dos produtos da linha denim. A matéria-prima é fornecida por 700 famílias da Amazônia brasileira. Outro exemplo que valeu a indicação foi o lançamento do Bio Denim, produzido com algodão reaproveitado da própria fabricação do denim, enquanto para a engomagem é usado amido natural, proveniente de fécula de batata. No lugar de goma sintética, a empresa usa insumo obtido pela indústria de batata frita durante o processo de fatiamento do tubérculo.

 

Fábrica I da Vicunha em Maracanau, no Ceará

 

A escolha da Vicunha considerou a certificação das linhas de índigo e brins da empresa com o Oeko-Tex Standard 100, emitida pelo instituto suíco Testex e considerado o selo verde europeu. Renovado anualmente pela empresa desde 2001, o certificado atesta que os tecidos são produzidos sem o uso de substâncias nocivas ao ser humano, incluindo as etapas de tingimento e acabamento.