Império investe em acabamentos orgânicos

O tingimento com barro na linha de malharia já foi aprovado e, agora, está sendo testado no jeans e vai colorir a fachada da lavanderia

Ao criar a Império Lavanderia, os irmãos Sérgio e Helson Kuba Andrade optaram por trabalhar apenas com lavagens diferenciadas para conquistar lugar no concorrido mercado dos processadores de jeans. Passados 13 anos, os irmãos mantêm a disposição de oferecer opções inovadoras à fiel carteira de clientes, numa época na qual executar serviços elaborados é o mínimo que se espera de uma lavanderia.

 

Atualmente, a bússola dos irmãos está apontada para as causas ambientais, no sentido de preservar recursos e multiplicar negócios. Em meio às diversas experimentações, o tingimento natural com barro é o que está mais adiantado. Funcionou e já está em produção na linha de malharia. No jeans, ainda faltam os testes finais. “Buscamos o efeito mais natural possível, que fique um jeans legal e seja diferente”, resume Sérgio.

 

O efeito do barro sobre o denim é técnica conhecida e usada para o efeito vintage. O inconveniente é que o visual interessante sumia a cada lavagem até desaparecer completamente. Sérgio afirma que a Império chegou a uma fórmula que garante maior fixação.

 

Prova disso, diz, a tinta natural feita de barro vai sair da produção para ser aplicada na fachada externa do prédio de três andares onde funciona a lavanderia, mantendo a cor natural da argila.

 

Hoje, a Império processa de 110 mil a 120 mil peças por mês, para uma carteira de 20 clientes, que pouco se alterou ao longo de pouco mais de uma década, garante Sérgio. Entre as marcas atendidas estão a Disparate e a Klepton. O último grande investimento industrial foi a compra, no ano passado, de um equipamento a laser, usado para simular efeitos de lixado, corrosão e tanque, entre outras aplicações.

foto: reprodução